Inconstitucional e ''um estelionato político''. Assim os donos de cartórios classificaram a decisão da Assembléia Legislativa que derrubou o veto do governador Roberto Requião (PMDB) ao artigo que extingue os cartórios distritais da região de Londrina. A medida, que vai forçar a transferência dos cartórios distritais para a comarca de Londrina, estaria ferindo a Constituição por praticamente eliminar a necessidade da realização de concursos para a abertura de novos estabelecimentos, além de prejudicar a população dos distritos de Paiquerê, São Luís, Irerê, Guaravera, Warta, Lerroville e Maravilha, argumentam os tabeliões.
Primeiro tabelião de um cartório de Londrina, José Cesário da Rocha Júnior acredita em uma ''decisão política e inconstitucional'' dos 29 deputados que votaram pela derrubada do veto, o que forçaria o fechamento dos cartórios dos distritos e a sua transferência para Londrina. ''Se a cidade precisa de mais cartórios, o correto seria a realização de concursos para a sua abertura'', entende Rocha, lembrando que a obrigatoriedade é determinada pela Constituição.
O terceiro tabelião André Arrabal considerou a possibilidade de ''estelionato político.'' ''O grupo favorável a essa decisão se respalda numa lei federal que regulamenta a remoção de cartórios, mas esquece que essa lei, na verdade, determina a realização de concursos mesmo para as remoções'', explica. ''Tenho certeza que essa decisão foi vendida a peso de ouro'', denunciou.
Tanto Rocha como Arrabal se declararam favoráveis à abertura de novos cartórios em Londrina, condicionada à realização dos concursos. ''Sabemos da necessidade do município. Os Cinco Conjuntos, por exemplo, carecem há muito de um cartório. Mas não podemos tolerar que uma pessoa que prestou concurso para um cartório de distrito tenha seu estabelecimento simplesmente transferido para Londrina de forma ilegal'', declarou Rocha.
A insatisfação com a medida também se manifestou nos distritos. Associações de moradores de pelo menos três distritos já organizam abaixo-assinados contra a derrubada do veto. ''Moradores de regiões mais afastadas do distrito terão que viajar até 180 quilômetros para fazer uso dos serviços do cartório'', afirma o presidente da associação de Lerroville, Sidney Carraro. Segundo Arrabal, os cartórios de Londrina já haviam impetrado mandado de segurança contra o artigo que extinguia os cartórios distritais, em dezembro. O veto do governador ao artigo, no entanto, havia eliminado a necessidade judicial do mandado. A intenção dos cartorários de Londrina agora é retomar a ação.

mockup