Curitiba - Pelo menos dois partidos políticos - DEM e PMDB - confirmaram a realização de convenções entre hoje e amanhã. Domingo, o PMDB de Curitiba elege seu diretório municipal para comandar a legenda em 2008 e 2009. O evento começa 9h30. O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), estará presente para receber uma homenagem pelos 25 anos de vida pública. Requião foi eleito pela primeira vez em 15 de novembro de 1982, quando se elegeu deputado estadual.
O evento acontece em clima de tensão no diretório municipal, já que correligionários demonstraram irritação com o atual presidente do PMDB da Capital, Doático Santos, que decidiu apoiar abertamente o nome do reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, à prefeitura de Curitiba nas eleições de 2008, antes da realização de uma pré-convenção. Doático, que encabeça a chapa única, deve ser reconduzido ao posto amanhã.
Além da definição sobre o diretório municipal, Doático disse que domingo também será confirmada a data - 29 de março - da pré-convenção para escolha do candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba. O resultado da pré-convenção, segundo Doático, será homologado na convenção oficial da legenda, que deve ocorrer entre 10 e 30 de junho. O nome do vice para a disputa ficará aberto até a convenção oficial, segundo Doático, para que o PMDB possa trabalhar eventuais alianças.
Além do reitor da UPFR, o PMDB possui pelo menos outros cinco pré-candidatos. São os deputados federais Rodrigo Rocha Loures e Marcelo Almeida, o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca, à frente da Cohapar, e os deputados estaduais Stephanes Júnior e Mauro Moraes, que colocou seu nome à disposição da sigla na última quinta-feira. Para o evento de amanhã, o PMDB também convidou os pré-candidatos a prefeito de Curitiba pelo PR (deputado estadual Carlos Simões), pelo PCdoB (Ricardo Gomyde, à frente da Paraná Esporte) e pelo PTB (deputado estadual Fábio Camargo).
Hoje, a partir das 9 horas, em Curitiba, o Democratas (DEM) também organiza sua convenção estadual com a participação de cerca de 300 delegados com direito a voto. O deputado federal Abelardo Lupion, atual presidente do DEM no Paraná, encabeça a chapa única e deve ser reconduzido ao posto. O deputado federal Rodrigo Maia (RJ), presidente nacional do DEM, e Jorge Bornhausen, ex-senador e presidente do Instituto Liberdade (órgão de formação política do DEM), devem estar presentes no evento.

mockup