Um dos apoiadores mais fiéis do presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Filipe Barros (PSL) ainda não decidiu se vai mudar de legenda. Na semana passada, o chefe do Executivo federal selou o casamento com o Partido Liberal, presidido nacionalmente por Valdemar Costa Neto, em cerimônia de filiação realizada em Brasília. Desde então, ganhou força a possibilidade do parlamentar londrinense seguir o mesmo caminho de Bolsonaro.

Imagem ilustrativa da imagem Filipe Barros descarta se filiar a partido que apoiar Moro em 2022
| Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Em entrevista à FOLHA, Barros relatou que sua nova casa partidária só deve ser definida no ano que vem. "Pretendo tomar essa decisão em março. Independente do partido, continuarei apoiando o presidente. Fui convidado pelo próprio PL, mas também pra ficar no União Brasil (fusão do PSL com o DEM) ou ir para o PP", disse.

No entanto, o deputado impôs algumas condições para desembarcar no União Brasil. "O primeiro pré-requisito pra gente continuar a conversar é eles decidirem quem vão apoiar na eleição presidencial, Bolsonaro ou Sergio Moro. Se ficarem com o Moro, negociação fechada. Se apoiarem o presidente, é uma hipótese a ser estudada", afirmou.

Filipe Barros adiantou que a sigla fundada por Luciano Bivar, atual presidente do PSL, e ACM Neto, do DEM, estaria fragmentada. "Tem um grupo que quer o Moro, outro que deseja o Bolsonaro. Temos ver quem vai ganhar nessa disputa", revelou. Ele comentou ter sido sondado pelo também deputado federal Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, para se filiar ao PP. O convite recentemente foi reforçado pelo ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil.

Saídas

Ao mesmo tempo que pode atrair novos filiados, Bolsonaro provoca reações contrárias. O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara, foi um dos que saíram do partido. No dia em que o presidente se filiou, o parlamentar foi irônico no Twitter. "Hoje é dia de festa no PL, respeitarei isso. Como já disse, não estarei nesse palanque", diz um trecho da postagem.