Imagem ilustrativa da imagem Filipe Barros confirma pré-candidatura ao governo do Paraná
| Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Filipe Barros (PSL) anunciou nesta quarta-feira (26) sua pré-candidatura ao governo do Paraná. Com a presença de Barros, três pré-candidatos devem mirar artilharia contra o governador Ratinho Junior (PSD), que liderava com folga a corrida à reeleição até então. Na semana passada, César Silvestri Filho havia migrado do Podemos para o PSDB com o mesmo objetivo. Já o ex-governador Roberto Requião (sem partido) ainda não definiu qual partido irá se filiar para concorrer ao governo na federação de esquerda e trabalhar para candidatura do ex-presidente Lula no Estado.

Fiel escudeiro do bolsonarismo, o deputado e ex-vereador de Londrina entrou na disputa após Ratinho Jr. se manter calado sobre o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro. O governador é do PSD, que nacionalmente tem no comando o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que diz que terá candidato o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mas que também costura indicar o vice na chapa de Lula. Outra hipótese de Ratinho Jr. é apoiar o Podemos de Moro, que é objetivo do senador Alvaro Dias.

Filipe Barros criticou a indefinição de Ratinho Junior. "Isso não existe na política, ou está do lado do Moro ou do lado do Lula ou do presidente Bolsonaro. O que não pode acontecer é o governador Ratinho Junior querer estar nos três palanques. Se o presidente precisar de um palanque, estamos à disposição e o presidente tem essa necessidade. Essa costura está em desenvolvimento e ganhará corpo nas próximas semanas. De que lado Ratinho Junior vai estar?", disse em entrevista à FOLHA.

Segundo o deputado, a candidatura não é apenas uma forma de pressionar o governador a sair de cima do muro. Barros disse acreditar na viabilidade do grupo político em crescer. "É uma consequência porque temos que ter uma chapa completa, incluindo candidato ao Senado. Para isso, nós precisamos de um candidato a governador e que precisa ser alinhado ao atual governo. O eleitor do Bolsonaro no Paraná já tem uma dificuldade de votar no Ratinho Jr. por inúmeras razões e todas nossas pesquisas apontam isso. Somado a isso, temos um governo inoperante, que até prefeitos aliados dele reclamam. Existe um vácuo de poder no nosso Estado", atacou Barros.

CORRIDA AO SENADO

Sobre a corrida ao Senado, o candidato de Bolsonaro no Paraná não estaria definido, segundo ele. "O deputado Giacobo (PL) tem se colocado à disposição, o deputado Paulo Martins (PSC) e a própria deputada Aline Sleutjes (PSL)", citou.

O deputado londrinense estava em Curitiba nesta quarta-feira e confirmou que encontrou o também pré-candidato ao governo do Paraná César Silvestri Filho. Ambos trocaram informações no saguão de um hotel na capital. "Colocamos algum ponto em comum das nossas pré-candidaturas e temos o foco de levar a eleição ao segundo turno e de levar os rumos do Estado. Participamos de projetos políticos diferentes, ele tem apoio do João Doria (PSDB) e eu apoio o Bolsonaro, mas temos objetivos em comum."

Aos 30 anos, Filipe Barros foi eleito vereador em Londrina 2016, mas deixou a cadeira na Câmara no final de 2018 após ser eleito deputado federal com 75.326 votos. Na Câmara dos Deputados o papel de destaque foi como relator da PEC do voto auditável ou voto impresso, matéria que acabou rejeitada e arquivada em agosto do ano passado. Em 2020, às vésperas das eleições municipais, Filipe chegou a anunciar que entraria na disputa para prefeito de Londrina, mas não registrou candidatura.

NOTA DO GOVERNO

Em nota, o governador Ratinho Junior informou por meio da assessoria de imprensa que "está trabalhando nas pautas relacionadas à gestão do Estado, como o fortalecimento da economia e dos programas sociais, a geração de empregos e a atração de investimentos. Questões eleitorais serão tratadas no momento adequado."

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.