FHC inicia visita oficial à Ucrânia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de janeiro de 2002
Agência Folha 
São Paulo - O presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou ontem sua visita oficial de dois dias à Ucrânia. Fernando Henrique foi recebido no aeroporto internacional de Kiev, capital do país, por embaixadores ucranianos e recebeu pão e sal de três meninas ucranianas, conforme a tradição local (o visitante ilustre deve mergulhar o pão no sal e comer).
FHC também foi saudado por crianças vítimas do acidente nuclear de Chernobyl e seguiu para a casa oficial de recepções do governo ucraniano, onde foi recebido pelo presidente Leonid Kutchma. Os dois presidentes assinaram uma série de acordos de cooperação bilateral. FHC também se reuniu com o presidente do parlamento, Ivan Pliushch.
No encontro, o chefe do parlamento ucraniano disse a Fernando Henrique estar honrado com a visita: Nossas relações interparlamentares vêm crescendo cada vez mais e esta visita dará novo impulso à cooperação. Pliushch comentou que em três meses seu país terá eleições legislativas e que acredita na manutenção da política de colaboração implementada na Ucrânia. E, em tom de brincadeira, falou a Fernando Henrique que é muito difícil achar um presidente que goste do seu parlamento.
Fernando Henrique participou ainda, na casa de recepções do Brasil, da cerimônia de encerramento do Seminário Brasil-Ucrânia, que discute novas oportunidades de parcerias para o país do leste europeu.
Fernando Henrique voltou a falar sobre a crise na Argentina. O presidente disse que a situação no país talvez tenha mostrado ao mundo que países cujas economias estão em ordem não sofrem os efeitos de crises que atingem outras nações. Não é possível generalizar. O efeito, até agora, da crise argentina sobre os países da América do Sul foi muito pequeno e não produziu quebra no processo de financiamento, afirmou.


