FHC é vaiado no fim de sua viagem ao Uruguai
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de maio de 1997
Agência Estado 
SANTANA DO LIVRAMENTO - O presidente Fernando Henrique Cardoso foi vaiado ontem à tarde por cerca de 300 manifestantes do PT, PC do B, PSB e sindicatos ao descerrar na Praça Internacional, com o presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti, uma placa comemorativa à visita dos dois chefes de Estado à fronteira do Brasil com o Uruguai. Os manifestantes jogaram ovos na comitiva presidencial e gritaram palavras de ordens contra as reformas, a privatização da Vale do Rio Doce e o plano de reforma agrária.
A recepção no lado brasileiro da Praça Internacional - na outra metade da praça começa a cidade uruguaia de Rivera - contrastou com a organizada pelos vizinhos. Do outro lado da rua, os uruguaios aplaudiram os dois presidentes.
Em todo lugar é assim, disse Fernando Henrique, ao comentar o incidente. Já estou habituado com esses grupos de militantes, acrescentou. Eles perdem tempo. Antes de chegar à praça, Fernando Henrique andou pelas ruas de Rivera, sob aplausos de estudantes que portavam bandeiras dos dois países. Em Santana do Livramento, também recebeu alguns aplausos, antes de se deparar com o ruidoso protesto. Entre as várias faixas e cartazes levadas pelos manifestantes, uma atacava o presidente com expressões utilizadas por ele para se referir aos adversários políticos. Caipira, tosco, neobobo, dizia o cartaz.
Antes de deixar a Praça Internacional em direção à Prefeitura de Rivera, Fernando Henrique tentou disfarçar o constrangimento afirmando que estava feliz por se encontrar na região e classificou como sólida a amizade entre Brasil e Uruguai. No início da noite, ele viajou de volta a Brasília.


