FHC diz que decreta intervenção se Justiça decidir
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de julho de 2001
Wilson Silveira Agência FolhaDe Lima (Peru) 
O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem em Lima (Peru) que vai decretar intervenção federal no Espírito Santo se isso for decidido pela Justiça. Há um problema entre o governador e a Assembléia, que pode levar ao impeachment. Fora isso, há uma demanda no Ministério Público, que vai para os tribunais. Se os tribunais mandarem, eu faço, afirmou.
A intervenção depende de ser decretada pela Justiça. O Brasil é um Estado de Direito, democrático. Algumas pessoas acham que o presidente pode - e até deve - ser arbitrário, mas a Constituição não permite isso. O presidente não tem poder de decretar intervenção, porque isso é só na ditadura, disse FHC.
O presidente afirmou que não tomou nenhuma decisão sobre reforma ministerial. Não resolvi mudar nenhum ministro. Quando resolver, aviso a vocês. Essa ansiedade não ajuda a ninguém. Segundo FHC, o ministro José Gregori (Justiça) está desempenhando suas funções muito bem. Apesar da negativa do presidente, o Brasil já pediu o agreement (concordância) do governo português para que Gregori seja embaixador em Portugal.
FHC disse ainda que não há problemas com a articulação política do governo. Todas as votações havidas no Congresso, nós ganhamos. Com todas as dificuldades, mas com maioria muito grande, de 275, 280 votos. É normal que em uma coalizão como a nossa haja defecções, sobretudo agora, porque se aproximam as eleições. Mas a coalizão está funcionando muito bem, afirmou.


