BogotáA guerrilha colombiana das FARC afirmou ontem que o Congresso eleito no domingo passado tem um ‘‘espírito paramilitar’’ e que a maioria dos novos legisladores concorda com as ‘‘idéias fascistas’’ do candidato presidencial Alvaro Uribe, favorito nas eleições do próximo dia 26 de maio.
‘‘Com a exceção de uns poucos, realmente muitos poucos, o parlamento colombiano ratificou seu espírito paramililtar e seu compromisso com a corrupção, o narcotráfico e o clientelismo’’, assinalou um comunicado emitido pelos rebeldes através da internet.
Segundo as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, 17.000 efetivos), ‘‘uma vez mais o povo colombiano perde com a eleição de candidatos do bipartidarismo (conservador e liberal) a serviço das idéias fascitas do senhor Uribe’’. Uribe, dissidente do Partido Liberal, atualmente na oposição, disse que pelo menos 27 senadores dos 102 que compõem a Câmara Alta apoiarão sua candidatura presidencial.
AtentadoQuatro pessoas morreram (dois militares e dois civis, segundo nota oficial) e outras quatro ficaram feridas ontem, na localidade colombiana de Puerto Lleras, 170 km a sudeste de Bogotá, na explosão de um carro-bomba perto de um antigo posto militar, informou à AFP um porta-voz do Governo.

mockup