Seja qual for o nome definido, a família Boca Aberta também tem se articulado para garantir lugar nas urnas nas eleições de 2024 e disputar a Prefeitura de Londrina. Hoje sem mandato, o ex-deputado federal e ex-vereador Boca Aberta está se movimentando para tentar subir no palanque no ano que vem – sendo protagonista, ou, então, cabo eleitoral da esposa, a vereadora Mara Boca Aberta (Pros).

“A família Boca Aberta vai lançar candidatura própria, é evidente, com chapa de vereadores completa e também cabeça de chapa”, projetou o precursor do clã político em entrevista exclusiva à FOLHA.

“MARA ESTÁ UM POUCO ACIMA”

Segundo ele, a decisão sobre quem será o concorrente (o ex-congressista ou a parlamentar) a assumir a cadeira de Marcelo Belinati (PP) será tomada com base em aferições prévias de popularidade. “O maior pontuado na pesquisa será o indicado pelo partido”, resumiu.

LEIA TAMBÉM:

Em jornada para reerguer PSDB, Richa ataca `lavajatismo´

“Quando coloca a Mara Boca Aberta nas nossas enquetes internas, ela está um pouco acima do Boca Aberta [...] Não chega a ser uma surpresa porque ela está no mandato, em evidência, fazendo o trabalho dela”, completou Boca Aberta.

Procurando ser pragmático ao analisar uma carreira política que teve início em 2016 com sua eleição para o Legislativo local, ele reconheceu existir um “desgaste natural” do capital de sua família junto ao eleitorado, mas disse acreditar que há lenha suficiente para queimar no próximo pleito. “De lá para cá, muita coisa mudou, sou sincero em falar [...] Quando você é estilingue, é fácil tacar pedra na vidraça. Agora, quando você vira vidraça, é um pouco diferente.”

Perguntado sobre prioridades para a cidade, Boca Aberta citou dois temas costumeiramente abordados pela esposa na tribuna. “O principal problema, na minha ótica, que já deveria ter sido feito pelo prefeito Belinati, é a segurança nas escolas [...] Esse é o maior problema hoje se tratando da segurança municipal: a GM nas escolas [...] O segundo problema são essas obras atrasadas [...] Tem que se colocar um contrato firme e fiscalizar de fato”.

Porém, para transformar as críticas à atual gestão em propostas para uma eventual agenda de campanha, é necessário encontrar um novo partido para abrigar a família. De acordo com o ex-parlamentar, o destino deve ser o Avante (e ainda há conversas para o PTB somar nessa composição). Conforme ele, o filho do casal, o ex-deputado estadual Boca Aberta Junior (2019-2022), não vai para o páreo.

CONDIÇÃO ELEITORAL

Já sobre sua situação junto à Justiça Eleitoral – ele teve mandatos cassados tanto como vereador quanto deputado –, Boca Aberta sustentou que terá argumentos judiciais suficientes para, se de fato ingressar na corrida, conseguir o deferimento de seu registro.

“Seus direitos políticos estão preservados, especialmente devido às prescrições reconhecidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná [TJ-PR] e a um pedido liminar superveniente perante o Superior Tribunal de Justiça [STJ]”, declarou o advogado dele, Guilherme Castanho.