Os seis pares de sandálias que o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) diz ter utilizado na campanha eleitoral ocupam, desde sábado, lugar de destaque no Salão Nobre do Senado. As sandálias de Gilvam - usadas sempre com ternos - estão entre os objetos da mostra ‘‘O Senado e os Senadores’’. Organizada pelo setor de Relações Públicas com objetivo de divulgar as decisões do Senado, a exposição acabou se transformando em uma feira de vaidades.
O espaço do Salão Nobre foi separado por divisórias, ocupadas por objetos de 49 dos 81 senadores. Até o final de semana estarão expostos fotos, medalhas, discursos, livros e souvernis. O senador Odacir Soares (PTB-RO) ocupou seu estande com seis porta-retratos dele mesmo, um dos quais ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso. Soares expôs também uma encadernação com as notícias publicadas em revistas e jornais sobre ele. O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) trouxe para o Salão Nobre 51 placas e medalhas que recebeu ao longo da vida pública.
A representante de Minas Gerais Júnia Marise (PDT), que chegou a oferecer pão de queijo aos visitantes de seu ‘‘estande’’, divulga o certificado que recebeu do colunista François Khouri Afonso ‘‘pela prestação de serviços, lideranças e destaque em sociedade’’. A senadora também mostra o diploma de cidadã honorária concedido pela Câmara Municipal de Santa Bárbara.
A maioria dos estandes exibe retratos dos senadores. O líder do PFL, Hugo Napoleão (PI), expõe uma foto antiga, em que aparenta 20 anos. Sua colega do PDT-RS, Emília Fernandes, escolheu um retrato a crayon, no qual aparenta menos idade do que as candidatas a um concurso de beleza que estão a seu lado em uma fotografia.

mockup