O ex-vereador de Laranjal (Centro-Sul) Valdevino Teodoro dos Santos (PDT) e o seu irmão José Airton dos Santos foram condenados à prisão por envolvimento na morte, em 1998, do então prefeito da cidade, Vicente José da Costa (PDT). Conforme a sentença, assinada pela juíza de Direito de Palmital, Maria de Lourdes Araújo Cavalcanti Mundim, os dois teriam sido os mandantes do crime, numa emboscada armada na chácara de Costa. Valdevino e José, que estão foragidos, pegaram, respectivamente, 18 anos e 16 anos de prisão, em regime fechado, e suspensão dos direitos políticos. Os executores do crime foram condenados em processo desmembrado, conforme o Ministério Público (MP) do Paraná.
Condenados por homicídio triplamente qualificado (promessa de recompensa, meio cruel e assassinato mediante emboscada), os dois teriam orquestrado a morte do colega de partido por interesses políticos. "O crime foi motivado por desentendimentos de ordem política, o que deve pesar desfavoravelmente ao réu", escreveu a juíza em relação ao ex-vereador. Vicente Costa foi o segundo prefeito eleito de Laranjal, cidade com cerca de 6,3 mil habitantes, que se tornou município em 1993. Com a morte dele, assumiu o vice, João Maria dos Santos, irmão dos dois condenados.
A FOLHA entrou em contato com a 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, responsável pelas ocorrências na região, mas, por enquanto não existem pistas dos dois foragidos. Embora possam apresentar recurso contra a decisão de primeiro grau, a magistrada determinou na sentença a manutenção da prisão preventiva, mesmo que recorram ao Tribunal de Justiça (TJ). "Ainda pretendem interferir no ânimo das testemunhas, tanto que a única que compareceu em juízo, viúva da vítima, só assim o fez mediante escolta policial."
A reportagem tentou contato com familiares do ex-prefeito, mas, segundo moradores de Laranjal, os parentes mais próximos deixaram a cidade, com medo.