Acionistas da Sercomtel e da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) se reúnem em assembléia hoje à tarde para debater a criação de mais uma diretoria dentro da telefônica. Conforme a proposta apresentada em março passado pela Prefeitura, será oferecida à estatal a diretoria de expansão de negócios, para a qual já foi indicado o ex-vereador Leonilso Jaqueta (PMDB). Um mês antes, havia sido anunciada também a contratação de sete novos cargos comissionados dentro da empresa.
A possibilidade de ceder mais uma a terceira diretoria à Copel surgiu após declarações do governador Roberto Requião (PMDB) de que seria necessária uma auditoria na Sercomtel, dividida acionariamente em 55% para o Executivo Municipal e 45% para o Estado. Em seguida, o vice-presidente da telefônica, Oscar Bordin (indicado pela Copel), reclamou que a parceria iniciada em 1998 não estaria dando o retorno financeiro pretendido. Na mesma época, porém, a Folha teve acesso a um fax emitido pelo diretor de Gestão da Copel em Curitiba, Luiz Antônio Rossafa, ao presidente da Sercomtel, João Rezende. Nele, era solicitado o desmembramento da diretoria administrativo-financeira e a nomeação de Jaqueta para a financeira. O cargo é acumulado pelo funcionário de carreira da Sercomtel, Luiz Shiroma. O prefeito Nedson Micheleti (PT) descartou a proposta, e sugeriu a nova diretoria.
A reportagem tentou contato ontem com Rossafa, mas foi informada de que ele estava em reunião. Em seu lugar, o assistente da superintendência Sérgio Roberto Zonatto declarou que a Copel aceitou o cargo que deve ser remunerado mensalmente em R$ 10 mil brutos , mas que não desistiu da meta anterior. Sobre os critérios da indicação do nome de Jaqueta, o funcionário não deu detalhes. ''Partiu do próprio governador'', desconversou.
Jaqueta admitiu que já havia sido sondado por Requião para ocupar uma vaga na administração, mas negou que a iniciativa represente alguma dívida eleitoral. Ele disputou o pleito municipal de outubro passado como vice na chapa derrotada da deputada Elza Correia, sua colega de partido. Quando da indicação, o então vereador chegou a manifestar que sua intenção era tentar a reeleição na Câmara, mas aceitou disputar a majoritária. ''Não estão me pagando agora uma conta. Foi um pedido do meu partido (ser vice de Elza), e aceitei'', resumiu.
Economista e empresário no comércio de gás, Jaqueta não quis comentar a função para a qual foi indicado. Entretanto, garantiu que está pronto para assumi-la. Cauteloso, afirmou que vai aguardar a decisão dos acionistas para se manifestar. O presidente da Sercomtel, João Rezende, informou por meio de sua assessoria que também aguardaria a reunião para se pronunciar a respeito.

mockup