Ex-senador acusado de tentativa de suborno vai depor
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de abril de 1999
Agência Estado 
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-MA), encaminhou ontem convocacão ao ex-senador João França (PPB-RR) para que ele deponha, na próxima semana, sobre a acusação de ter tentado subornar o senador Osmar Dias (PSDB-PR) em proveito dos juízes classistas. Dias afirmou que França lhe propôs, na terça-feira, o recebimento de compensação dos juízes classistas se rejeitasse a emenda constitucional que acaba com a categoria. O senador não deixou França avançar na proposta. O corregedor adiantou que no depoimento de França vai procurar saber qual é o esquema existente por trás dessa tentativa de suborno.
De acordo com Tuma, se João França não atender à convocação, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público e à Polícia Federal. O ex-senador foi procurado, mas não se manifestou. Osmar Dias disse que não há mais o que conversar com França. O caso dele agora é com o Tuma, resumiu. O corregedor explicou que o Senado resolveu fazer a apuração porque o fato ocorreu nas suas dependências.
Os parlamentares devem acabar de vez com a categoria, segundo Tuma, votando a emenda, em vez de aceitar procedimentos para adiá-la. A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) e o senador Bello Parga (PFL-MA) são os que mais apresentam resistência à votação.
Embora não tenha sido eleito - foi suplente do senador Hélio Campos (RR), já morto - e tenha exercido menos de 8 anos de mandato, França passou a receber, a partir de 1º de fevereiro, a aposentadoria de R$ 2.080.


