Ex-secretário de Saúde morre de infarto
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de março de 2010
Rosiane Correia de Freitas<BR>Equipe da Folha 
Curitiba - O ex-secretário estadual de Saúde Cláudio Murilo Xavier morreu ontem, em Curitiba, vítima de infarto. Médico pediatra, Xavier tinha 49 anos e ocupava atualmente o cargo de assessor especial do governador Roberto Requião (PMDB). O corpo dele está sendo velado no Palácio das Araucárias e será enterrado hoje, às 10 horas, no Cemitério Parque Iguaçu.
Diversas autoridades lamentaram ontem a morte do ex-secretário. ''Foi uma pessoa que sofreu muito na vida e que foi muito cedo'', declarou o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM). Xavier teve dois filhos: Maria Tereza Xavier - que faleceu em 2008 - e Luiz Claudio.
Para o líder do governo na Assembleia, Luiz Claudio Romanelli, Xavier foi vítima de um acúmulo extremo de estresse gerado pela morte da filha e o adoecimento do filho. ''É uma morte muito prematura'', lamentou. Segundo Romanelli, o médico estava retomando o atendimento clínico. ''Antes de assumir a secretaria ele tinha um consultório com mais de sete mil pacientes. A percepção que a gente tinha era de que ele estava retomando a vida profissional'', declarou.
Cláudio Xavier formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1984. Era especialista em pediatria e neonatologia. Foi secretário de Estado da Saúde de 2003 a 2006. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, ele era um grande defensor da regionalização da saúde, uma das marcas de sua administração à frente da Pasta.
Entre as realizações do ex-secretário está a construção de um centro de reabilitação em Curitiba que hoje leva o nome de sua filha, Ana Carolina Moura Xavier.


