Ex-prefeito foragido tem prisão domiciliar
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de junho de 2005
Rodrigo Sais<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Depois de diversas tentativas, o ex-prefeito de Rio Branco do Sul, Bento Chimelli obteve na Justiça o direito à prisão domiciliar. Chimelli estava foragido da Justiça desde o final de 2002, quando foram encontrados veículos roubados e armas ilegais em sua propriedade. Em 2003, seu mandato foi cassado pela Câmara Municipal de Rio Branco do Sul em virtude das denúncias, que incluíam também a suspeita de que Chimelli seria o mandante de um homicídio e teria utilizado máquinas da prefeitura para uso particular.
Vários advogados se revezaram na tentativa de obter um habeas corpus para Chimelli. Após várias tentativas frustradas na Justiça de primeiro grau, a defesa do prefeito cassado mudou a estratégia, buscando a alteração do regime de prisão para domiciliar. Laudos médicos foram enviados informando que Chimelli, aos 72 anos, teria problemas cardiovasculares e estaria sofrendo de síndrome do pânico e depressão.
Os argumentos não foram acatados em pelo menos quatro habeas corpus impetrados junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas no último dia 24 de maio o juiz da comarca de Rio Branco do Sul, Enéas de souza Ferreira, decidiu desconsiderar as decisões dos tribunais superiores sobre o assunto e conceder a prisão domiciliar. A Folha tentou contato com o juiz, mas não obteve retorno.


