Ladeado de coroas nos quatro cantos do ginásio de esportes João de Deus Almeida, o ex-prefeito de Cambé José do Carmo Garcia despediu-se nesta terça-feira (6) da cidade que comandou ao longo de quatro mandatos (1989-1992, 1997-2004 e 2017-2020).

Imagem ilustrativa da imagem Ex-prefeito de Cambé, Zé do Carmo deixa legado como líder regional
| Foto: Lucas Marcondes

Aos 70 anos, Zé do Carmo morreu em Londrina, na madrugada do mesmo dia, por complicações causadas por uma pneumonia bacteriana, conforme a Prefeitura de Cambé. Era advogado por formação e atualmente trabalhava na Pado.

Vice-prefeito de Cambé no último mandato de Zé do Carmo e hoje chefe do Executivo local, Conrado Scheller (União Brasil) destacou que o gestor acumulou uma trajetória pública “sem ter nada que macule sua carreira”. “A liderança do Zé extrapola os limites do município. Ele construiu pontes de Cambé com o Paraná e o Brasil. A maior homenagem que a gente pode fazer para ele é continuar o legado dele”, acrescentou Scheller.

Zé do Carmo presidiu a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) em três ocasiões e também foi presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) por três vezes. “Quem viveu perto do Zé aprendeu muito. O legado que ele deixa para nós é essa sabedoria, esse amor ao próximo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Cambé, Tokinho (PTB).

Entre os cambeenses presentes na despedida, a dona de casa Angela Rodrigues da Silva, de 58 anos, referiu-se ao ex-prefeito como um “amigo”. “A gente gostava muito dele. A gente pedia e ele atendia mesmo. Ele ensinou [os outros prefeitos], ele é um professor, não é?”, comentou a munícipe.

Cambé está em luto oficial durante três dias. O expediente na prefeitura foi até 11h30 nesta terça-feira e será retomado nesta quarta-feira (7), a partir das 8h30, segundo a administração municipal.

Secretário em Londrina

Zé do Carmo foi secretário de Governo de Londrina entre maio e dezembro de 2009, na gestão de Barbosa Neto (PDT). Presente ao velório, o prefeito Marcelo Belinati (PP) escreveu em seu Instagram nunca ter visto o político destratar ninguém. “Pelo contrário, onde havia algum conflito, ele buscava sempre, através do diálogo, uma solução”, elogiou.

Belinati também decretou luto oficial por três dias em Londrina. Ainda, houve um minuto de silêncio na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Londrina (CML), que enviou voto de pesar à família do falecido.

"Reputação ilibada", diz Ratinho

Em nota divulgada no início da manhã, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lamentou a morte de Zé do Carmo. “Era uma pessoa de bem, de reputação ilibada, uma grande liderança política da região Norte, que transformou a história de Cambé.”