Ex-ministro Hélio Beltrão morre de câncer no Rio
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de outubro de 1997
Agência Estado Rio de Janeiro
Arquivo FolhaHélio Beltrão: ministro de FigueiredoEx-ministro dos governos militares de Costa e Silva e João Baptista Figueiredo e presidente da Petrobrás durante o governo de José Sarney, Helio Marcos Penna Beltrão, de 81 anos, morreu ontem, pouco depois das 10 horas, vítima de insuficiência respiratória. Beltrão estava em seu apartamento, em Ipanema, na zona sul. O enterro será hoje, às 11h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul, onde seu corpo está sendo velado desde a tarde de ontem, na capela 2.
Beltrão sofria de câncer no cérebro desde o início do ano. Em abril, foi detectado um tumor no cerebelo, após dores que os médicos associavam a uma suposta labirintite. Desde então, submeteu-se a sessões de radioterapia que conseguiram reduzir o tumor em 70%. Com a radioterapia, ele chegou a apresentar melhoras, contou o genro de Beltrão, André Lopes Brandão Paraíso.
Helio Beltrão foi ministro do Planejamento no governo de Costa e Silva, de 1967 a 1969. Seu antecessor Roberto Campos, que ocupou a pasta de 1964 a 1967, afirmou hoje que Beltrão contribuiu muito para a consolidação do Ministério do Planejamento. Ele também teve um papel importante na reformulação do decreto-lei 200, que tratava da reforma administrativa. De acordo com Campos, Beltrão conseguia com simplicidade e competência viver como administrador e empresário.
No governo Figueiredo, Beltrão comandou o Ministério da Desburocratização de 1979 a 1983, e também foi ministro da Previdência e Assistência Social, em 1982 e 1983.