NOVA LONDRINA
Ex-deputado é preso no Noroeste
Arquivo FolhaTroian: motivo da prisão pode ter sido um cheque frioO ex-deputado estadual Arlindo Troian (PMDB) foi preso ontem por volta do meio-dia pela Polícia Civil de Nova Londrina (85 km ao norte de Paranavaí). Os motivos da prisão do ex-deputado, que já foi também prefeito de Nova Londrina, estão cercados de mistério. Nem a delegacia nem o Fórum quiseram prestar qualquer tipo de informação sobre o caso. O ex-parlamentar foi liberado ainda ontem por volta das 19 horas.
A Folha apurou que a prisão foi feita com base numa suposta carta precatória expedida pela 15ª Vara Cível de Curitiba. Arlindo Troian é alvo de um processo de execução, movido por Aldo Martinez Garcia, em 1995. O ex-deputado deu cheque sem fundos para o empresário, que o acionou judicialmente para receber o valor devido, segundo consta nos autos. A 15ª Vara Cível confirma a existência do processo, mas negou ontem que tenha sido expedido um mandado de prisão.
Um funcionário do empresário, contatado pela Folha, ontem à tarde, não quis informar o valor do cheque que o ex-deputado teria passado. O funcionário disse que o valor está sendo atualizado. Uma fonte ligada ao grupo político de Arlindo Troian, em Nova Londrina, alega que por trás da prisão existem motivações políticas. Troian teria intenção de concorrer à prefeitura em outubro. A fonte, entretanto, não deu detalhes nem nomes de quem poderia estar por trás da prisão do ex-parlamentar.
O ex-deputado é acusado de depositário infiel. A delegacia informava ontem que Troian não poderia ser liberado mediante pagamento de fiança. Entretanto, funcionários faziam plantão, aguardando a chegada do advogado da família. A Folha tentou contato com parentes de Troian, mas não obteve retorno.
Arlindo Troian nasceu em São Francisco de Paula (RS), em 1936. Entrou na política como vereador em 1976. Foi prefeito de Nova Londrina de 1982 a 1988. Elegeu-se deputado em 1990, com 18.159 votos. Tentou a reeleição em 1994, mas não conseguiu. Ele também foi presidente da Associação dos Municípios do Noroeste. (L.D.)