Imagem ilustrativa da imagem Ex-deputada Irondi Pugliese morre em decorrência da Covid
| Foto: Arquivo Pessoal

Arapongas - A ex-deputada estadual e ex-vereadora Irondi Mantovani Pugliesi, 74, morreu nesta segunda-feira (12) por complicações da Covid-19. Ela estava internada no Honpar, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) desde o dia 16 de março. Irondi teve forte participação na área pública e defendia causas e maior participação das mulheres na política. Foi eleita deputada estadual por três mandatos - de 1983 a 1991 e de 1995 a 1999. Em 1994, chegou a ser a única mulher a ocupar uma cadeira da Assembleia. Foi também vereadora em Arapongas, além de já ter sido primeira-dama do município durante os três mandatos de prefeito do marido Waldyr Pugliese. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.

Irondi Pugliese foi fundadora e a primeira presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina. Durante homenagem aos ex-deputados estaduais, em 2013, pela Assembleia Legislativa, durante a sessão de interiorização realizada em Apucarana (Centro-Norte), Irondi declarou: “Acredito em pessoas sérias e honestas defendendo a população, honrando os votos recebidos”.

Recentemente, a irmã de Irondi, Irahi Mantovani, 75, que já havia sido servidora na secretaria municipal de Educação, e também o pai, Liberto Mantovani, 97, um dos pioneiros de Arapongas, faleceram em decorrência da Covid-19.

ASSEMBLEIA

“Lamentamos o falecimento dessa grande pessoa, uma mulher guerreira, uma parlamentar exemplar seja aqui na Assembleia ou na Câmara de Vereadores de Arapongas onde também exerceu mandato. Defensora dos direitos das mulheres em uma época em que não se discutia tão abertamente o assunto como hoje. Infelizmente é mais uma vítima da covid-19. Os meus sentimentos ao amigo Waldyr e toda a família”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB). (Com informações da prefeitura de Arapongas e Assembleia Legislativa)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1