Evento reúne contadores de administração pública
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de outubro de 1997
Londrina 
Licitação, contratação, dispensa, reforma administrativa, relação receita-despesa - temas que infernizam a vida dos prefeitos - serão discutidos em Londrina num encontro estadual marcado para os dias 29 a 31 deste mês.
É o 1º Encontro Paranaense de Contadores Públicos, organizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Londrina (Sescon) e Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon).
Um dos organizadores do encontro, Kakunen Kyosen, é auditor da Prefeitura de Londrina e presidente da Comurb (Companhia Municipal de Urbanização). Ele também é professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e já prestou assessoria contábil a 20 prefeituras do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Kyosen aponta como problemas mais comuns entre as prefeituras a falta de licitações, contratações irregulares e deficiências na prestação de contas. O município que não se adequar às normas fatalmente terá dificuldades com o Tribunal de Contas, alerta.
A própria Comurb enfrentou o problema no início do ano com a contratação irregular de 212 servidores, sem concurso público. A partir de hoje, a Comurb tenta deixar no passado a história de irregularidade, como afirma Kyosen, com a abertura de inscrição para o concurso público que irá contratar 105 funcionários.
Kyosen lembra que muitos prefeitos relutam em iniciar um processo de readequação da máquina administrativa por motivos políticos. O político não deve temer medidas radicais como o enxugamento da máquina. O poder público precisa acompanhar o processo de modernização para não comprometer ainda mais o futuro, ensina.
O 1º Encontro Paranaense de Contadores Públicos acontece paralelo ao Encontro Paranaense de Empresários de Contabilidade e de Profissionais de Contabilidade.
O público alvo do evento são profissionais da área, além de prefeitos, vereadores, representantes do setor de recursos humanos e membros das comissões de licitações das prefeituras. Os seminários serão dados por assessores do Tribunal de Contas.
A palestra de abertura - Identidade brasileira: localidade e globalização- será feita pelo cineasta e comentarista Arnaldo Jabor, às 19h30, no Parque de Exposições Ney Braga. As inscrições para o encontro custam R$ 120,00 e podem ser feitas em Londrina. Mais informações pelos telefones (043) 329-3473 ou 324-2136. (Patrícia Zanin)


