A expectativa de estar diante da cabine de votação mudou a cara do domingo em todo o País. Em Londrina, milhares de eleitores comparecerem às zonas eleitorais decididos a fazer valer sua escolha.

Com os portões das unidades de votação abertos desde as 8 horas da manhã, muitos londrinenses optaram por votar bem cedo, mas uma grande parcela só compareceu às seções eleitorais depois do almoço. Perto das 17h, faltando pouco para encerrrar a votação em todo País, ainda havia muita gente na fila.

Entre os que votam pela primeira vez, a partir dos 16 anos, até os que nunca deixaram de votar, mesmo depois dos 70, há muitos eleitores que não abrem mão do voto, mesmo ele sendo facultativo nestas faixas etárias.

Por que é importante votar?

Jhenyfer Mantovani
Jhenyfer Mantovani | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

"Estou um pouco empolgada para votar em todos os candidatos logo na minha primeira vez e meus amigos estavam alvoroçados nos últimos tempos com os assuntos sobre as eleições, por isso nem falávamos muito porque cada um tem uma opinião. Vendo a fila agora, eu penso que eu deveria ter vindo de manhã cedo, mas paciência. Importante é que estou aqui e vou poder votar como era a minha vontade."

Jhenyfer Mantovani, 19 anos, estudante do Ensino Médio"

Carolina Amaral
Carolina Amaral | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

"Essa é a primeira vez que eu voto, mas confesso que venho por obrigação, mesmo. Eu não considero que a votação seja tão decisiva, mas sim, a construção política que se faz no cotidiano. A nossa realidade não se resume a esse momento e faltam mecanismos jurídicos de controle após as eleições para que as promessas e o mandato sejam fiscalizados."

Carolina Amaral, 20 anos, estudante do 3º ano de Direito

Isabela Tutira Kim
Isabela Tutira Kim | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

"Eu me planejei bastante para o dia de hoje e para estar com o título na mão. O processo de retirada totalmente on-line foi ágil e durante a campanha eu procurei pesquisar sobre os candidatos para fazer uma escolha madura e de acordo com o que eu acredito. Agora, pretendo acompanhar o resultado e o trabalho que será feito por cada um dos nomes que eu escolhi para votar."

Isabela Tutira Kim, 16 anos, estudante do Ensino Médio

Gesse Pereira da Cunha
Gesse Pereira da Cunha | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

"Desde que me entendo por gente, votar é um compromisso. Eu sou interessado e acredito que tenho um papel importante. Nunca deixei de votar e enquanto eu estiver andando, vou sair de casa para fazer valer o meu voto. Acredito que a mudança não é a curto prazo, mas a longo prazo, e mesmo assim temos que perseverar, pensar nas próximas gerações. Desejo que todos acordem e que todos possam acompanhar o nosso êxito."

Gesse Pereira da Cunha, 75 anos, bombeiro militar aposentado

Ermínia Rezende
Ermínia Rezende | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

"Eu faço questão de votar. Estou usando o elevador para poder chegar até minha a minha seção porque estou com muita dor nas costas, é problema na coluna, e não é de hoje, mas de ontem para cá, aumentou muito. Mesmo assim, eu venho para o dia da eleição para poder votar, eu me sinto feliz, participativa e depois gosto de acompanhar o resultado e o desenvolvimento do político em quem votei durante os quatro anos."

Ermínia Rezende, 83 anos, aposentada

Maria Rosalinda Vieira Stresser
Maria Rosalinda Vieira Stresser | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

"Eu sou uma brasileira atuante e votar para mim é um exercício de cidadania. Sei que não sou mais obrigada a sair de casa no dia da votação, mas eu voto assim mesmo. Venho por vontade e depois que voto, já fico pensando na apuração, porque não vejo a hora de sair o resultado. Sou patriota e a primeira vez que votei foi quando o Juscelino Kubitschek foi eleito. Desde então, acompanho tudo e nunca faltei a um dia de votação"

Maria Rosalinda Vieira Stresser, 84 anos, pensionista

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.