Especilista vê problemas para novos investimentos
Curitiba - ''A capacidade de investimento do próximo governador está comprometida, mas a situação poderá ser facilmente revertida porque a economia paranaense é bastante dinâmica''. A afirmação é do professor de finanças públicas da UFPR, Demian Castro. Para ele, apesar do déficit atual, de R$ 243 milhões, o governo pode recorrer a novos financiamentos para investimentos, desde que a situação econômica do País como um todo melhore.
''O Paraná está inserido numa região dinâmica do Brasil. A situação do Estado é boa não só pelo setor agroexportador e pelas indústrias da Região Metropolitana de Curitiba, mas também porque a população dos núcleos urbanos tem muito poder aquisitivo'', avaliou Castro. Segundo ele, o Paraná tem uma capacidade própria de arrecadação alta, de cerca de 70%, e apenas 30% da arrecadação dependem de repasses federais. ''O administrador que assumir encontrará um leque de alternativas muito maior do que outro governador que assumir uma região mais pobre'', acrescentou.
O economista Luiz Antônio Fayet também disse que a economia do Paraná tem um potencial de crescimento muito grande. ''Mas há algumas questões fundamentais que precisam ser resolvidas e não dependem de ação do governo, mas de ação política do Estado'', avaliou. Segundo ele, os governantes deveriam batalhar para que as políticas de câmbio, as questões tributárias e as taxas de juros, que são de responsabilidade do governo federal, sejam mais justas. (R.F.)





