ES poderá ser o primeiro a receber ajuda federal
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de janeiro de 2003
Lu Aiko Otta<br>Agência Estado 
Brasília O Espírito Santo deve ser o primeiro Estado a receber socorro financeiro no governo Luiz Inácio Lula da Silva. O governador do Estado, Paulo Hartung, reuniu-se ontem com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e recebeu um sinal positivo de que terá recursos do Tesouro Nacional a título de antecipação de royalties pela exploração de petróleo no Espírito Santo. ''Estou levando a posição segura de adiantamento de royalties nos próximos quatro anos'', afirmou Hartung. O valor ainda está sendo calculado e tende a ser decidido até a próxima segunda-feira.
Segundo relato do governador, o presidente teria orientado o ministro a ''buscar uma solução dentro da lei para ajudar o Espírito Santo a sair canto do ringue.'' Paulo Hartung foi o primeiro governador a ser recebido por Lula que, na terça-feira, enviou o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, para analisar a situação do Estado.
Nenhuma dessas duas negociações fere os contratos de refinanciamento das dívidas estaduais ou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Não se trata, portanto, de ''abrir as torneiras'' e comprometer o ajuste das contas do setor público, segundo esclareceram técnicos da área econômica.
O Espírito Santo tem dívidas de R$ 1,3 bilhão com funcionários e fornecedores. Hartung esperava conseguir pelo menos R$ 300 milhões num primeiro momento, mas acredita que obterá menos que isso com os royalties. Esse é o valor da dívida que Hartung herdou com o funcionalismo, que não recebe há quase três meses. Ele considera essencial pagar ao menos parte disso, para evitar o colapso dos serviços públicos no Estado.


