Erro da acusação atrasa sentença de Carli Filho
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Rosiane Correia de Freitas<BR> Equipe da Folha 
Curitiba - Um suposto erro da equipe de advogados que atua no processo contra o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho como assistente da acusação pode atrasar ainda mais a decisão sobre o caso. Em fevereiro de 2010, um perito contratado pelo advogado Elias Mattar Assad - que representa a família de Gilmar Rafael Yared no processo - recebeu por determinação do tribunal um disco rígido que conteria dados importantes para a acusação. O disco só foi devolvido 150 dias depois, em julho.
Com base nessa demora, o advogado de Carli Filho, Roberto Brzezinski, conseguiu o adiamento, por 30 dias, da sentença de pronúncia - ou seja, a decisão do juiz Daniel de Surdi Avelar, se o caso irá ou não a júri popular. Ontem Assad e a família Yared protestaram contra o atraso na deliberação do juiz. Avelar informou à FOLHA que ''a assistência contribuiu para esse adiamento''. ''Tem que haver um respeito ao princípio da igualdade'', defendeu Brzezinski. Segundo o advogado, a defesa está com o disco rígido desde o último dia 18 e reivindica a posse do equipamento por prazo igual ao da acusação. Na decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça a defesa conseguiu o prazo de 30 dias, mas Brzezinski não descartou a possibilidade de tentar mais um recurso para ampliar esse prazo.
O advogado Elias Mattar Assad criticou o argumento da defesa. ''Não existe nulidade sem que se prove o prejuízo. O disco ficou com o perito e com o Instituto de Criminalística que chegaram à mesma conclusão: não há como recuperar os dados'', disse. Segundo o juiz Daniel Avelar, a previsão é que a sentença de pronúncia seja proferida até o dia 22.


