Entidades elaboram manifesto ao TSE
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Fábio Cavazotti<br>Reportagem Local 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção Londrina e seção Paraná - convocou as principais entidades representativas da sociedade civil para elaborar um manifesto, hoje às 11h00, na sede da entidade, visando pedir aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agilização no julgamento dos recursos relativos às eleições de Londrina. Segundo o presidente da OAB/PR, Alberto de Paula Machado, o objetivo é impedir que o TSE demore ainda mais para dar uma resposta à população. O impasse político local perdura desde 28 de outubro, quando o TSE cassou o registro de candidatura do prefeito eleito Antonio Belinati (PP).
Machado afirmou que a entidade teme que algum ministro peça vistas do processo - o que significa retirá-lo de pauta para analisá-lo com mais tempo - e atrase ainda mais o julgamento. Estão em trâmite no TSE dois recursos de defesa (embargos de declaração), um apresentado pelos próprios advogados de Belinati e outro pela Assembléia Legislativa do Paraná. Além disso, a corte também adotou o julgamento de uma consulta administrativa em andamento, oriunda do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), para indicar o futuro das eleições nos municípios em que o processo está sub judice. Tanto os embargos quanto a consulta estão no gabinete do presidente do TSE, Carlos Ayres Britto. O tribunal havia prometido uma decisão até o último dia 19.
O que queremos é o julgamento dos embargos. E como também houve vinculação de uma decisão final à consulta, o julgamento da consulta, disse Alberto de Paula. Pretendemos com o manifesto mostrar o drama da cidade e evitar que outros ministros peçam vistas, o que pode postergar ainda mais a decisão.
O presidente da OAB Londrina, Wilson Sokolowski, reconhece que, apesar da pressão da sociedade, Londrina deverá iniciar 2009 com o presidente da Câmara ocupando a prefeitura. É uma situação grave porque ele não terá representatividade. Além disso, o atraso prejudica a formação do governo.
Foram convocadas pela OAB, a Associação Médica de Londrina (AML), a Associção Comercial e Industrial (Acil), o Sindicato dos Jornalistas, a Sociedade Rural do Paraná, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), o Sindicato da Construção Civil (Sinduscom), a APP-Sindicato, dentre outras entidades.
A movimentação da OAB começou após a FOLHA publicar reportagem no domingo sobre os prejuízos administrativos gerados pela indefinição política. A matéria foi importante porque reacendeu a disscussão e muita gente nos procurou querendo partici-par, disse Machado.
Nesta terça-feira, o TSE realiza sessão a partir das 19h00.


