Entidades devem se manifestar sobre 'reserva'
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de junho de 2011
Paula Barbosa Ocanha <br> Reportagem Local 
O vereador Roberto Fu (PDT) não conseguiu convencer os demais parlamentares a derrubarem o parecer prévio da Comissão de Justiça da Câmara que pedia que seu projeto - que prevê a derrubada da lei municipal que impede a instalação de grandes comércios no quadrilátero central da cidade -, fosse reenviado a vários órgãos para que eles se posicionassem sobre a matéria, mesmo após o parecer favorável do Conselho Municipal de Cidades (CMC). Os vereadores aprovaram o reenvio, por 11 votos a 6, e agora a Casa espera que em até 20 dias as entidades emitam seus pareceres.
Segundo Fu, o parecer deveria ser derrubado porque o CMC já foi consultado sobre a matéria e esse reenvio ''só atrasa a tramitação do projeto'' na Casa. ''Então para que serve o CMC? Essa é a lei da muralha. No passado fecharam essa cidade quando não quiseram dar a chance de grandes empreendedores se instalares aqui e darem milhares de emprego'', argumentou.
O debate entre os parlamentares foi tenso, já que muitos anteciparam a discussão do projeto e já emitiram suas opiniões à favor ou contra a revogação da lei. O mais ''indignado'' com a situação, porém, foi o vereador Márcio Almeida (PSDB), que faz parte do CMC como representante do Legislativo. ''Não vou fazer papel de palhaço. O CMC já discutiu esse assunto e a Câmara não pode protelar esse debate e a revogação dessa lei.''
Almeida sugeriu que sairia do CMC e começou a escrever o documento de renúncia para protocolar na Mesa Executiva da Casa. Ele foi embora, porém, sem formalizar o pedido.


