Além da Sociedade Rural do Paraná, demais entidades da sociedade civil organizada que participaram da prestação de contas dos deputados federais em Londrina, na última segunda-feira (11), avaliaram o encontro de forma positiva. Trata-se de uma iniciativa das entidades que compõem o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina.

“A intenção desses encontros semestrais com os deputados é que a gente vá alinhando a conversa e vá tomando informações do trabalho que eles fazem”, afirmou o vice-presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) Londrina e diretor institucional da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Gerson Guariente, lembrando que o teto da saúde, o Contorno Leste e a emenda para o Teatro Municipal estavam na pauta do encontro.

Agora, as entidades recebem na quinta-feira (14) os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Tercílio Turini e Tiago Amaral, todos do PSD. Na pauta está a discussão do aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

LEIA TAMBÉM:

Em reunião com deputados, SRP cobra agilidade no Contorno Leste

“É um absurdo, já estamos com ICMS caríssimo, temos uma questão de substituição tributária no Paraná que nos faz perder muita competitividade. Perdemos indústrias para Santa Catarina porque o regime é diferenciado e o governo do Estado não está prestando atenção nisso”, disse Guariente, pontuando que a regulamentação da lei que estabelece vantagens competitivas para indústrias de tecnologia da informação é outro ponto de discussão. “Segundo informações, o decreto está na mão do governador [Ratinho Junior] para ser assinado e vamos cobrar dos estaduais quando é que esse decreto efetivamente entra em vigor.”

CONTORNO LESTE

O vice-presidente do Sinduscon ressaltou que existe urgência na inclusão do Contorno Leste no contrato de concessão. A tendência é que a obra entre no Lote 4, mas essa etapa ainda não foi realizada. À FOLHA, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que esse lote não tem previsão de ser enviado para análise no TCU (Tribunal de Contas da União). “A ordem e previsão de envio dos lotes seguem diretrizes do Ministério dos Transportes”, afirmou a agência por meio de assessoria.

“Desta forma, o pleito relativo à inclusão das obras do Contorno Leste de Londrina - com todas as suas especificidades - será devidamente analisado. O detalhamento das obras previstas em cada etapa do processo de concessão terá ampla divulgação quando do lançamento dos editais de concessão”, completou a ANTT.

“Estamos fazendo as ações como sociedade civil e cobrando os deputados para que o projeto entre na concessão, que é o que entendemos ser necessário agora. Qualquer outra premissa pode acontecer: o governo do Estado ou o governo federal pode fazer a obra, mas não tem verba carimbada, não tem certeza de prazo”, apontou Guariente, que aproveitou para criticar o documento entregue pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, à Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) condicionando o apoio do governador à assinatura dos prefeitos da região.

“Houve uma movimentação política para envolvimento dos prefeitos nisso aí. Quase que, digamos assim, responsabilizando os prefeitos pelo aumento da tarifa de concessão, mas a gente não entende isso. O aumento é bem menor que 10%, não há necessidade de envolvimento de prefeito nenhum.”