Integrantes do Movimento pela Moralização na Administração Pública de Londrina acompanharam todos os passos que antecederam a posse de Jorge Scaff (PSB) como prefeito. Preocupados com a demora na realizaçao da cerimônia, alguns deles chegaram a se reunir com o vereador no meio da tarde para garantir que ele assumiria o cargo ainda ontem. Foi quando Scaff anunciou que seria empossado às 17 horas.
Carregando bandeiras do Brasil e vestindo camisetas com o símbolo do movimento (Pé Vermelho), os integrantes ocuparam parte das galerias. Eles cantaram o hino do movimento e aplaudiram quando Scaff foi empossado. O prefeito afastado, Antonio Belinati (PFL), também foi lembrado. ‘‘Um, dois, três, Belinati no xadrez’’, gritaram várias vezes.
O assessor de comunicação da Arquidiocese de Londrina, Padre Manoel Joaquim, disse ter consciência que outras ‘‘batalhas’’ contra a corrupção vão acontecer. Mas afirmou que a posse de Scaff ‘‘representa o último capítulo de um livro com final feliz.’’.
‘‘É extremamente positivo ver um vereador ocupar o cargo de quem estava coordenando os assaltos aos cofres públicos de Londrina’’, ressaltou.
Padre Manoel observou que o movimento estará do lado de Scaff, mas que continuará exercendo a função de zelador da coisa pública.
‘‘Queremos inaugurar uma nova maneira de administrar’’, afirmou, ressaltando que a luta contra a corrupção não termina agora. Ele lembrou que o exemplo de Londrina está rendendo frutos. ‘‘O nosso movimento é tão relevante para sociedade que já temos iniciativas em outros cidades com a mesma finalidade’’, acrescentou o coordenador do Centro de Direitos Humanos (CDH), Carlos Roberto Scalassara.
Segundo ele, a posse de Scaff, mesmo com um certo atraso, significa um coroamento do Movimento pela Moralização e também do trabalho dos juízes de Londrina e do Ministério Público (MP), que desde fevereiro de 99 vem investigando as irregularidades na prefeitura – há suspeitas que o desvio pode ter chegado a R$ 100 milhões.
‘‘É mais uma vitória que nos estimula a continuar firmes na luta contra a corrupção’’, observou Scalassara. ‘‘E esperamos que o desenvolvimento da luta seja a cassação em definitivo de Belinati.’’
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Newton Moratto, disse esperar que Scaff possa resgatar a credibilidade junto à população, ‘‘perdida enquanto Belinati estava à frente da prefeitura.’’ Segundo ele, todo o secretariado municipal deveria renunciar para deixar Scaff à vontade para escolher assessores de sua confiança.
Scalassara foi mais além e afirmou que o prefeito impossado deveria fazer mudanças imediatas, principalmente na auditoria. Ele lembrou que o auditor Kakunen Kyosen está envolvido diretamente no escândalo AMA-Comurb e, por isso, deve ser afastado. ‘‘E todos os eventuais ocupantes de cargos comissionados investigados pelo MP têm de ser substituídos de pronto.’’ (L.O.)

mockup