O destino do Parque Castelo Branco, onde o ex-governador Jaime Lerner (PFL) pretendia instalar o Parque da Ciência, ainda é incerto. Mas uma coisa é praticamente garantida: o projeto inicial de Lerner não será realizado. Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti (PMDB), o orçamento total da obra (R$ 19 milhões) é muito alto para os fins do parque, que pretendia ser um espaço que despertasse o interesse pela ciência nos visitantes das instalações. ‘‘Podemos utilizar materiais que já foram produzidos, mas o consenso foi de que o valor é muito alto’’, afirmou Pessuti. O vice-governador disse que será estudada a possibilidade de retomar as exposições agropecuárias no parque. ‘‘Por estar localizado numa área de proteção ambiental, em uma região de mananciais, talvez não seja possível organizar exposições e feiras no local. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente irá realizar estudos para sabermos da viabilidade desses eventos no local.’’ Segundo Pessuti, o caso do Parque da Ciência é semelhante ao do NovoMuseu, construído por Lerner. ‘‘São obras com gastos exagerados. No NovoMuseu, o governador já decidiu que será instalada a Secretaria da Cultura. Queremos aproveitar também o Parque Castelo Branco para fins mais práticos.’’

PT roxo

Coisas da política. O prefeito Cassio Taniguchi nem parece filiado ao PFL. Tem agido como se fosse Lula desde criancinha. Primeiro fez questão de comparecer à posse do diretor-geral brasileiro Jorge Samek. Como se não bastasse, sua assessoria divulgou nota na semana dizendo que Curitiba, com seus programas na área de abastecimento alimentar, pode contribuir para o sucesso do Fome Zero, a menina dos olhos do presidente.

Teste
O reajuste das tarifas de ônibus em Curitiba e na região metropolitana será o primeiro teste de relacionamento entre o prefeito de Curitiba e o governador Roberto Requião (PMDB). É que o aumento, pretendido pela Urbs, envolve o sistema integrado de transporte e depende também de autorização do Palácio Iguaçu. O secretário de Assuntos da Região Metropolitana, Edson Strapasson; e o presidente da Urbs, Fric Kerin, farão a ponte nesta negociação.

Tempo quente
Policiais civis filiados ao Sindicato da Classe Policial do Paraná (Sinclapol) estão tentando convencer o presidente da entidade, Luiz Bordenowski, a abandonar o cargo. Como Bordenowski assumiu a Ouvidoria das Polícias, órgão ligado ao governo, outros diretores do Sinclapol não consideram ético que ele continue representando a categoria. Eles dizem que uma pessoa não pode representar o patrão e os trabalhadores ao mesmo tempo.

Repique
Bordenowski afirma, no entanto, que a resistência a sua pessoa tem partido de um único diretor e que a ‘‘transição irá ocorrer de forma natural’’, com o vice-presidente, Wilson Monteiro, assumindo o cargo. Ele acusa um grupo de oposição, que seria ligado à ‘‘banda podre’’ da polícia de estar tentando assumir o sindicato para ‘‘servir a propósitos excusos’’.
Projeto político
Presidente do PMDB no Estado, o deputado federal reeleito, Gustavo Fruet, continua tocando seu projeto político de virar prefeito de Curitiba em 2004. A comissão executiva do partido se reúne no final do mês para analisar a questão das novas filiações. Fruet espera que até setembro deste ano, um mês antes do prazo final para a filiação dos interessados no processo eleitoral do ano seguinte, tenha o sinal verde do PMDB para concorrer.
Ibope
Depois do fiasco do partido na eleição de 2000, Fruet acredita que seu nome é o que reúne melhores condições para concorrer. Porém, a sua indicação ainda não é uma unanimidade.
Dança
O jornalista Deonilson Roldo, que respondeu até 31 de dezembro passado pela Secretaria de Estado da Comunicação, é o novo secretário de Comunicação de Curitiba. Roberto José da Silva, o Zé Beto, saiu do Palácio Iguaçu para chefiar a Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nilson Pohl, ex-chefe de Comunicação do TCE, agora está respondendo por um cargo executivo na Secretaria de Obras. Fernanda Rocha, que apresentou jornal da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), a afiliada da Globo no Estado, assumiu a direção de jornalismo da Rádio e Tevê Educativa.
Manutenção
Hélio Teixeira de Oliveira mantém-se na chefia de Comunicação da Itaipu Binacional. Jorge Samek optou pela manutenção do jornalista, ex-assessor de Euclides Scalco (PSDB).
Não muda
Os que conhecem a fundo o ex-governador Jaime Lerner (PFL) não têm medo de apostar. Lerner ainda não definiu seu futuro político e nem vai decidir tão cedo. Os que serviram o pefelista dizem que Lerner é avesso a pressões e, sem mandato político, tende a empurrar o assunto com a barriga. Deve continuar fazendo viagens a Paris, onde fica a sede a União Internacional dos Arquitetos (UIA), entidade que preside, e tocando projetos de consultoria na área de urbanismo. Lerner ainda não teria decidido de sai do PFL – partido no qual está apesar de um considerável desconforto – nem se disputa novo cargo eletivo, como a Prefeitura de Curitiba, como tem se especulado.
Perguntinha
Bradock vai de Rambo nas sessões da Assembléia?

Leandro Donatti e sucursais
[email protected]

mockup