Encontro Índia-Paquistão no Nepal
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de janeiro de 2002
France Presse 
Katmandu- O presidente paquistanês Pervez Musharraf estendeu a mão de uma amizade sincera ontem ao primeiro-ministro indiano Atal Behari Vajpayee, ao término de um discurso ante a cúpula regional da Ásia do Sul, em Katmandu.
Em seguida, Musharraf dirigiu-se ao premier e apertou sua mão.
Vajpayee, que até a presente data havia excluído qualquer reunião formal com o presidente paquistanês, sorriu e estendeu a mão ao general, apesar de permanecer sentado.
Atal Behari Vajapyee afirmou, por sua vez, que o presidente paquistanês deve reprimir os terroristas que cometem atos de violência cega na Índia.
Estou contente que tenha me estendido sua mão amiga, afirmou Vajpayee ao concluir seu discurso ante a cúpula.
Agora o presidente Musharraf deve prolongar este gesto proibindo no Paquistão ou em qualquer território sob seu controle atividades que permitam aos terroristas levar a cabo atos de violência cega na Índia, afirmou, saindo do texto que havia preparado.
Reunião
Os ministros das relações exteriores da Índia e Paquistão, Jaswant Singh e Abdul Sattar, se reuniram ontem à margem da cúpula da Ásia do sul em Katmandu, disseram fontes diplomáticas. Essa entrevista se realizou no hotel onde estão hospedados os dois chanceleres.
A tensão não cessou de aumentar durante as últimas semanas entre Índia e Paquistão, dois países que possuem arsenais atômicos, o que tem causado grande preocupação na comunidade internacional.
Ataques
Bombardeios indianos intermitentes deixaram, na madrugada de ontem, um morto e um ferido na Caxemira sob controle paquistanês, informaram as autoridades locais.
Um homem de 70 anos morreu no ato ao ser atingido por um disparo de artilharia em sua casa, no povoado de Taroti, indicou à AFP um membro do governo local da região de Poonch (nordeste de Islamabad), Chaudhry Liaqat Hussain.
Ambas as localidades estão situadas no setor de Abbaspur, no sul da região de Poonch.


