'Encerramos o ano de forma ofuscante', admite Roque Neto
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Depois de 10 ações e quatro ordens de afastamento decretadas pela Justiça contra membros da Casa, este ano - duas liminares contra Rodrigo Gouvêa (PRP), uma contra Paulo Arildo (PSDB), reforma em segunda instância, e uma contra Joel Garcia (PDT) -, o Legislativo londrinense que tanto se gabou de uma renovação de 70% dos nomes termina o primeiro ano da 15 Legislatura de forma ''ofuscante''. A análise é o do próprio presidente da Casa, José Roque Neto (PTB).
A procuradora jurídica da Câmara, Michelle Bazo, explicou que só a partir da notificação da Câmara o vereador será considerado afastado. Administrativamente, contudo, eventual convocação de suplente, caso a liminar não seja derrubada, só poderá ser feita na primeira sessão ordinária de 2010. O suplente de Joel é o recém-exonerado assessor da Secretaria Municipal de Agricultura, Joaquim Donizete do Carmo, conhecido como ''Gaúcho Tamarrado''.
Indagado sobre o balanço que faz em um ano de estreia para a maioria dos parlamentares, e já de sucessivos escândalos, Roque Neto conclui: ''É muito triste isso tudo que acontece, pois fica sempre um peso negativo da instituição perante a sociedade. Mas sempre digo que cada um é responsável por seus atos; cada cabeça é uma sentença; e cada um vai ter que assumir sua postura aqui dentro. O (José) Sarney (PMDB, presidente do Senado) disse que encerrou os trabalhos este ano de forma 'brilhante'; terminamos aqui de forma ofuscante''. (J.G.)