São Paulo - A Associação Brasileira dos Bingos (Abrabin) decidiu ontem iniciar uma ofensiva política para tentar apressar a legalização do jogo no País. O presidente da entidade, Olavo Sales, desembarcará na terça-feira em Brasília para traçar uma estratégia de atuação no Congresso. A primeira reunião dele será com o deputado Gilmar Machado (PT-MG), relator do projeto de lei que regulamenta a atividade.
Representantes do setor continuam incentivando as ações judiciais individuais, mas acreditam que a pressão política será mais eficaz, uma vez que as liminares para abertura de casas podem ser facilmente derrubadas pelo governo. Ontem, eles reuniram-se na sede da Abrabin, na capital paulista, e divulgaram nota pedindo pressa aos parlamentares para avaliem a matéria. ''Há necessidade de o Congresso agir com velocidade. Uma legislação que, eventualmente, só venha no final de 2004 chegará muito tarde: é financeiramente inviável para trabalhadores e empresários.''
Segundo o presidente da Abrabin, só é possível segurar as demissões no setor, com as portas das casas de bingo fechadas, por 30 dias.
Ao comentarem o fechamento de postos de trabalho, os empresários fizeram questão de lembrar das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ''Os bingos querem continuar colaborando para o cumprimento da meta estabelecida na campanha do PT para a Presidência da República: geração de 10 milhões de empregos.''
A entidade sustenta que o fechamento das cerca de 1.100 casas de bingo do País afeta cerca de 320 mil postos de trabalho - 120 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

mockup