Emília lidera com folga a disputa pelo Senado
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de novembro de 1997
Curitiba 
A vice-governadora Emília Belinati (PTB) domina a disputa pelo Senado na sondagem feita entre as mulheres detentoras de função pública. Na espontânea, a vice contabiliza 52,8%. O ex-governador Álvaro Dias (PSDB), tem 12,4%. E o chefe da Casa Civil, Rafael Greca (PFL), aparece em terceiro lugar com 3,2%, empatado com o empresário Tony Garcia (PPB).
O presidente estadual do PDT, Nelton Friedrich, detém 2,8% das opiniões das votantes. As indecisas somam 22,8%; os votos brancos, 0,8%; e as interessadas em outros candidatos, 2%. Emília Belinati conseguiu equilíbrio entre as eleitoras com mandato e cargos políticos em Curitiba e no interior: 57,7% na capital e 50,8% no resto do Estado.
O perfil da maioria das votantes em favor da vice-governadora, no seminário pesquisado pela Alvorada, é detentora de cargo público com curso superior completo, faixa etária de 40 a 49 anos, viúva e com renda mensal entre sete e nove salários mínimos.
Já a maior parte das eleitoras do presidente da Telepar tem primeiro grau incompleto, mais de 60 anos, estado civil indefinido, e renda mensal incerta. A maioria das eleitoras de Greca possui primeiro grau completo, idade entre 30 e 39 anos, é viúva, e possui uma renda mensal de mais de 10 salários mínimos.
Na pesquisa estimulada, Emília confirma a liderança com 61,2% dos votos. Álvaro Dias, 14%; Greca, 3,6%; e Nelton Friedrich, 2,8%. O número de mulheres indecisas diminui de 22,8% para 13,2%. Os brancos sobem para 1,2%; e as não votantes caem para 0,4%. (L.D)


