Emendas à LDO 2011 superam às de 2010
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de julho de 2010
Janaina Garcia<br>Reportagem Local 
A Câmara de Vereadores de Londrina vota hoje em segundo e último turno o projeto que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2011. É a partir da LDO, por exemplo, que o Executivo municipal vai estabelecer o orçamento do ano que vem.
A contar pelo fôlego dos parlamentares, o prefeito Barbosa Neto (PDT) terá um aumento na quantidade de emendas propostas pela Casa em relação ao ano passado: se em 2009 foram 50 as emendas, ao todo, este ano o número já chega a 67, com chances de aumentar na sessão de hoje - o que pode atrasar a votação da matéria.
Do total de emendas, 13 foram apresentadas pela Comissão de Finanças do Legislativo, composta pelos vereadores Gerson Araújo (PSDB), Roberto Fortini (PTC) e Roberto Fu (PDT).
'Campeão de emendas'
As 54 restantes são dos vereadores, a grande maioria, sem coautoria. A maior parte delas, também - 21 -, acabou proposta por Fu, líder do PDT no plenário. Em segundo lugar vem o peemedebista Tito Valle, com nove emendas.
Dos 19 parlamentares, contudo, apenas oito fizeram emendas à matéria. Algumas delas por sinal, apontam atribuições que são próprias do Executivo, como as que preveem implantação de escola em tempo integral em todas as regiões da cidade ou a pavimentação asfáltica de ruas específicas, mas localizadas, várias delas, em redutos eleitorais dos vereadores que as assinam.
Não atrapalha
Para o líder do Executivo na Câmara, vereador Sebastião Raimundo da Silva, as 67 emendas, por enquanto, ''não vão atrapalhar em nada'' o projeto original - mesmo que algumas tenham vício de iniciativa.
Sobre a grande maioria das emendas individuais e coletivas partir de um membro do partido do próprio prefeito, Silva desconversou: ''É coincidência''. ''Não foi nada programado; eu nem sabia que ele ia propor tudo isso - mas eu, mesmo, nem propus'', disse.


