A instalação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Londrina pode ser agilizada através de uma emenda de bancada no valor de R$ 10 milhões que o deputado federal Alex Canziani pretende solicitar junto à Câmara dos Deputados. A proposta foi discutida na última sexta-feira, durante uma reunião entre Canziani, o prefeito Nedson Micheleti (PT) e o vice-prefeito Luiz Fernando Pinto Dias.
Segundo o deputado, a intenção é agilizar o processo de instalação do Cefet em Londrina. O projeto é antigo e pode se concretizar com um investimento do governo japonês com a liberação de US$ 20 milhões. O dinheiro poderá ser doado ao Paraná, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado em 2008.
Canziani afirma que a receptividade do governo japonês é boa, mas que não existe garantia de liberação do dinheiro e nem quando o valor seria doado. ''Podemos acelerar o processo, garantindo verba para iniciar a instalação do centro. O que vier depois será muito bem-vindo e servirá para criação de laboratórios e outros investimentos''.
O deputado tem conversado com várias lideranças para agilizar o processo. A preocupação, segundo Canziani, é a aproximação das eleições e as mudanças que este quadro pode provocar na política. Com a aprovação, a emenda entra no orçamento no ano que vem.
O vice-prefeito Luís Fernando Pinto Dias afirmou que toda a tentativa de acelerar o processo é aceita pela prefeitura. ''O município tem todo o interesse em participar do projeto e se temos a possibilidade da emenda garantir uma verba que vá adiantar a implantação do centro, vamos fazer todo o esforço para isso''.

mockup