Emanoel promete "independência” em relação a Tiago Amaral
Reconduzido à Presidência da Câmara, vereador do Republicanos diz que população não pode ficar ‘refém de partidos e ideologias’
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Reconduzido à Presidência da Câmara, vereador do Republicanos diz que população não pode ficar ‘refém de partidos e ideologias’
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

O vereador Emanoel (Republicanos) foi reconduzido à Presidência da CML (Câmara Municipal de Londrina) na quarta-feira (1°), logo após a posse da 19ª Legislatura. A reeleição do parlamentar era dada como certa nos bastidores, muito em função do apoio que ele conseguiu articular em 2024 e das mudanças que tirou do papel na Câmara.
Ao seu lado estarão, no biênio 2025-2026, Giovani Mattos (PSD), como vice-presidente; Mestre Madureira (PP), como 1° secretário; Marcelo Oguido (PL), como 2° secretário; e Flávia Cabral (PP), como 3ª secretária. A definição das outras posições da Mesa Executiva acabou prolongando as discussões na CML. A vereadora Lenir de Assis (PT), que era 1° secretária, ficou de fora da Mesa.
Em entrevista coletiva, Emanoel ressaltou que sua postura como presidente não irá mudar nesta gestão e prometeu um “Legislativo forte”.
“Nós vamos concluir o que começamos e teremos, futuramente, outros passos importantes para a cidade através do Legislativo”, disse o parlamentar, pregando uma posição de “independência” em relação ao Executivo.
“A Casa vai votar o que é bom para a cidade, independente do prefeito que passar. Nós somos maduros para entender que a população não pode ficar refém de partidos ou de ideologias. A cidade tem que prosperar, crescer e se desenvolver. E o prefeito Tiago terá apoio o Legislativo naquilo que for bom para o londrinense”, frisou.
PRIORIDADES
O próximo passo da Câmara será de definição, na sessão de 4 de fevereiro, da composição das comissões permanente da Casa, que foram reduzidas de 15 para nove. A mais cobiçada é a Comissão de Justiça, que teve a vereadora Flávia Cabral (PP) como presidente em 2024.
“[A redução] vai potencializar ainda mais o debate e o dinamismo das comissões dentro dessa nova composição. Estando as comissões prontas, preparadas, com os vereadores já assumindo, vamos ter muitas pautas na cidade”, projetou Emanoel, que elenca a aprovação do Código Ambiental (PL 231/2023), única lei complementar ao Plano Diretor que não foi aprovada no ano passado, como prioridade imediata.
Outro foco será a discussão de projetos apresentados pelos vereadores e pelo Executivo - o prefeito Tiago Amaral (PSD) deverá fazer uma reforma administrativa, levando as pastas de Assistência Social, de Políticas para as Mulheres e do Idoso para a futura Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, por exemplo. “O debate vai ser bom.”
BALANÇO
Ressaltando a construção de um “novo Legislativo” nos últimos dias anos, Emanoel aproveitou para agradecer à contribuição dos membros da Mesa anterior - Madureira e Flávia permanecem, e Beto Cambará (PRD), que não foi reeleito, e Lenir de Assis, saem - na reestruturação da Câmara.
“Agora, numa maturidade dentro da Casa, junto com os que se reelegeram e os novos, eles entenderam que esse trabalho precisa continuar. Eu me sinto honrado e vou dar o meu melhor, como sempre tenho feito, para que o Legislativo se fortaleça e se torne ainda mais independente”, destacou.
CADEIRAS
Questionado se poderá pautar o aumento de cadeiras para a próxima legislatura, o presidente garantiu que este “não é o momento de falarmos disso” e que, se algo neste sentido for cogitado, comunicará a imprensa antes de protocolar o texto.
"Vou manter o mesmo perfil de seriedade e transparência, até porque minha gestão anterior foi pautada em três pilares: eficiência, transparência e economicidade”, finalizou.
'UNIÃO POR LONDRINA'
Mattos acredita que a composição feita na Mesa, “independente de questões políticas ou partidárias”, mostra uma união por Londrina. A chapa única foi eleita por unanimidade.
“A composição dos partidos [Republicanos, PSD, PP e PL], para que chegássemos no consenso da Mesa, mostra que eles estão dispostos a um diálogo com o Executivo e também dispostos a dialogar para fortalecer o Legislativo”, afirma o vice-presidente, que fala em "fortalecer politicamente" a CML nos próximos anos.
O parlamentar, que é da base de Tiago, ressalta o compromisso de ajudar o prefeito a "destravar" a cidade - e adianta ser favorável ao enxugamento da máquina pública.

