Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, presidente do TRE alerta para efeitos das fake news nas eleições
| Foto: Gina Mardones

O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), o desembargador Gilberto Ferreira, esteve em Londrina nesta terça-feira (29), para palestrar sobre o processo eleitoral do ano que vem a pretensos candidatos, representantes de partidos políticos, advogados da área eleitoral e estudantes, num evento organizado pela UniFil, no Teatro Marista.

O juiz ressaltou a importância do período que está se iniciando e lembrou que a escolha dos próximos mandatários influencia diretamente na vida dos cidadãos. “Eles administram o local onde vivem nossos filhos e netos”, disse. Ferreira ainda exaltou a preocupação com as fake news. “O pior é que esses fatos podem levar ao poder pessoas que não seriam efetivamente do agrado do povo. Essas notícias são capazes de destruir a vida das pessoas e a população precisa ter muita cautela no processo eleitoral”, alertou.

Apesar de o tema não ser uma novidade, os diversos órgãos responsáveis pela organização das eleições estão trabalhando para minimizar os dados causados pelo impacto negativo das redes sociais. “A sociedade é muito dinâmica e vai se alterando aos poucos. Por isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baixa resoluções regulando cada período eleitoral, dizendo o que pode e o que não pode. Depois, fica a cargo dos tribunais regionais definir o que caberia ou não”, explicou.

Leia a matéria na íntegra na versão impressa desta quarta-feira (30/10).