Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, partidos não abrem mão de candidatura própria
| Foto: Fábio Alcover/31-1-2018

Se na AL (Assembleia Legislativa) os quatro deputados estaduais da região de Londrina avaliam com cautela o cenário para 2020, os partidos políticos ouvidos pela FOLHA já começam com mais força a articulação nos bastidores. A ideia, neste momento, é construir candidatura própria para prefeito.

Já na Câmara Municipal de Londrina a pulverização partidária dificulta coalizões. São 12 siglas diferentes para 19 vereadores. As únicas legendas que têm mais de um vereador são: PP, com quatro parlamentares, e PSDB, PSD e PL, com dois vereadores cada. Enquanto oito partidos têm apenas uma cadeira.

O PP (Partido Progressista) de Marcelo Belinati deverá lançá-lo à reeleição. Nas últimas entrevistas coletivas o prefeito tem evitado declarações de olho em 2020, mas nos bastidores os interlocutores intensificam uma agenda positiva. "O Progressista faz parte da história de Londrina e vamos apresentar nossa proposta. Isso inclui a Câmara. Temos quatro parlamentares e estamos pensando em aumentar esse quadro., renovando e incentivando" disse o presidente do PP em Londrina, Marco Brasil, que esteve reunido com os líderes da legenda no último final de semana, entre eles o deputado federal Ricardo Barros.

O PSL do presidente Jair Bolsonaro realizou evento no último sábado em Londrina para agregar filiados. O presidente municipal da legenda, o deputado federal Filipe Barros, disse que é desejo do presidente da República que ele seja candidato ou que o partido tenha candidatura própria em Londrina. "Eu disse ao presidente Bolsonaro que estou 100% focado no meu mandato na Câmara de Deputados, mas se for um pedido do presidente para que eu saia candidato assim sairei. Mas independente dessa minha decisão o PSL terá candidato".

Legenda do governador Ratinho Junior, o PSD também trabalha com possibilidade de candidatura em Londrina. Indicado pela Executiva Estadual para liderar a legenda em Londrina, o vereador Felipe Prochet disse que um nome já colocado com pré-candidato é o advogado Paulo Valle, que ocupou a procuradoria jurídica na gestão Alexandre Kireeff (2013-2016). “Mas ainda não está nada definido. Queremos agregar outros partidos para encontrar um bom nome que será referendado por esse grupo, e o Paulo é um bom nome”, disse.

Partido do ex-prefeito Alexandre Kireef, o Podemos também quer espaço nas eleições municipais. "O desejo do Partido é o de ter candidato em Londrina, até porque dispõe de nomes referenciais tais quais o ex-prefeito Kireeff, o deputado federal Diego Garcia, o empresário Valter Orsi" disse o presidente do Podemos em Londrina, o empresário Marcio Stamm, que também incluiu seu próprio nome como prefeiturável em 2020. "É importante lembrar que Londrina é o domicílio eleitoral e a origem do senador Alvaro Dias, nome de referência nacional. Assim, não vejo outra situação a não ser o lançamento de candidatura própria em função da força política e empresarial de grandes lideranças que estruturam nosso partido em Londrina." defende

ARTICULAÇÕES

Outro partido que caminha para a candidatura própria é o PSDB, que tem tradição em pleitear a prefeitura de Londrina. Entre 1992 e 2016, os tucanos estiveram na corrida a prefeito por seis oportunidades, mas desde a década de 80, com o ex-prefeito Wilson Moreira, não governam a cidade. Apenas em 2012 a legenda não disputou a vaga. O presidente do PSDB, Charles César Freitas, disse que a Executiva formulou convite ao ex-deputado Luiz Carlos Hauly. "O ex-deputado disse que está à disposição caso seja desejo da sociedade londrinense. O vereador Amauri Cardoso também colocou o nome à disposição." declarou Freitas.

O Partido dos Trabalhadores também trabalha tradicionalmente com candidatura própria desde a década de 90 e já governou a cidade por três ocasiões: Luís Eduardo Cheida (1993-1996) e Nedson Micheletti (2001-2008). O presidente do PT em Londrina, o médico Odarlone Oriente, é o pré-candidato ao cargo. “O PT apostará na construção de uma chapa competitiva à Câmara de Vereadores na expectativa de voltarmos a ocupar ao menos duas cadeiras. Estou pré-candidato a prefeito e também estamos junto a outros partidos tentando unificar uma frente de esquerda para a disputa do executivo propondo assim alternativa à polarização do populismo e o ascenso do conservadorismo que tem se desenhado até agora.”

Também ouvido pela FOLHA, o vereador Eduardo Tominaga, presidente do Democratas em Londrina, disse que o partido quer lançar candidatura própria, mas o nome não ainda é segredo. O DEM está em franca ascensão no âmbito nacional com a presidência da Câmara Federal e do Senado e quer ampliar essa artilharia também nas prefeituras. Outras pré-candidaturas já anunciadas são do deputado federal Boca Aberta pelo Pros e André Trindade pelo Cidadania, antigo PPS. Os deputado estaduais Tiago Amaral (PSB) e Tercílio Turini (Cidadania) despistaram a intenção de se candidatar em reportagem publicada pela FOLHA no final de semana.