Imagem ilustrativa da imagem Em Curitiba, presidenciável Ciro Gomes inaugura comitê de Gomyde
| Foto: Divulgação PDT Paraná

Após participar da sabatina no Jornal Nacional na terça-feira à noite (23), o candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, esteve nesta quarta-feira (24) em Curitiba para inaugurar o comitê de campanha do candidato do PDT ao governo do Paraná, Ricardo Gomyde. A proposta de ambos é se colocar como alternativa à polarização nestas eleições, tanto na disputa federal quanto na estadual.

"O Paraná é um resumo do Brasil, para o bem ou para o mal. O trabalhismo, que representamos, sempre apresentou soluções para os problemas brasileiros. No Paraná, temos uma tropa de ouro que representa a renovação desse trabalhismo. O Gomyde sempre foi um parlamentar moderno e exemplar, preocupado com o seu Estado e com os problemas da população. Sua candidata a vice, Eliza Ferreira, assim como a minha vice (Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador), é uma mulher negra que enfrentou todos os desafios impostos pela sociedade brasileira. Nossa candidata ao Senado, a professora Desiree Salgado, representa uma oportunidade de renovar a representação do Paraná, com ideias novas e mais adequadas à nossa realidade", discursou Ciro na inauguração do Comitê.

O candidato ao governo, Ricardo Gomyde, explicou que as propostas do PDT são fruto de estudos dos problemas do Brasil e do Paraná. "O Projeto Paraná contou com a contribuição de diversos setores da sociedade e de todas as regiões do Estado. Temos a melhor chapa destas eleições, de gente de qualidade. Tenho orgulho de caminhar com Ciro, o único capaz de nos guiar a um porto seguro", afirmou.

Antes de participar do evento de inauguração, Ciro Gomes e Ricardo Gomyde realizaram uma caminhada na comunidade Moradias Esperança, no Bairro Cajuru, uma ocupação que existe há quatro anos e espera a regularização fundiária por parte da Prefeitura de Curitiba.

Para viabilizar uma proposta habitacional para o Estado, Gomyde destacou que é preciso melhorar a utilização dos recursos destinados à Cohapar. "O atual governo, em quatro anos, entregou pouco mais de 3 mil moradias, sendo que só a fila da Cohab em Curitiba soma 50 mil pessoas. Ou seja, o que foi realizado em quatro anos está longe de ser uma solução para os paranaenses", afirmou.

Ciro visitou algumas casas da ocupação e ouviu as reivindicações da população. "O nosso programa prevê uma renda mínima de R$ 1 mil para as famílias em situação de pobreza e um novo programa de regularização fundiária", confirmou.

JORNAL NACIONAL

Na entrevista ao JN, Ciro Gomes atacou o que chamou de "polarização odienta" protagonizada por seus dois principais rivais na disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), em sabatina nesta terça-feira (23) ao Jornal Nacional. Ele afirmou não ter ajudado a construir "essa polarização odienta" e disse que os rivais estão tentando repetir "uma espécie de 2018". No entanto, admitiu "reavaliar" seu discurso duro contra os adversários.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link