Foi apertado, mas a Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina) aprovou a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar onde foram gastos os recursos contra a Covid-19 enviados pelo governo federal em 2020 e neste ano. Dos nove parlamentares, cinco votaram a favor e quatro contra. O pedido para a formação do grupo partiu dos vereadores Rafael Palú (MDB), Maykon Luiz Costa Barros e Geovani Pascoal, do DEM.

Imagem ilustrativa da imagem Em Bela Vista do Paraíso, CPI vai investigar gastos com recursos da Covid-19
| Foto: Filipe Muniz/Telégrafo Online

A composição e função de cada integrante ainda serão definidas no Legislativo. O relatório deve ser concluído em até três meses. Em entrevista à FOLHA, Palú contou que questionou a prefeitura como foram aplicadas as verbas para combate ao coronavírus. No entanto, as informações enviadas pelo Executivo não foram convincentes. "Me mandaram um documento dizendo que gastaram com médicos, cestas básicas, compra de materiais. Só que essa relação não veio completa. Queremos saber item por item. Nesse momento, não dá pra dizer se houve desvio", afirmou.

Perguntado se teria verificado os gastos no Portal da Transparência da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso, o vereador informou que o levantamento no site oficial da administração municipal também é incompleto. "Por exemplo, fala que gastaram com material de higiene, mas não diz se foi escova, pasta de dente ou qualquer outro produto. A CPI está prevista no regimento interno e é um instrumento que agora será usado. Acredito que primeiro é preciso pedir documentos e depois convocar as pessoas para depor", avaliou.

A reportagem ligou diversas vezes para o atual prefeito da cidade, Fabrício Pastore, o Jacaré (DEM), mas nenhum contato foi respondido. Já o ex-prefeito Edson Vieira Brene, derrotado nas eleições do ano passado, negou qualquer irregularidade. "Acho que a Câmara está no seu papel, que é fiscalizar. Todos os recursos que recebemos durante a minha gestão foram aplicados da forma correta. Na política o pessoal fala bastante, mas precisa de provas. Se for convocado para depor, vou com a maior tranquilidade. Estou tranquilo", assegurou.

Em Jataizinho, os vereadores criaram uma CPI para apurar possíveis desvios do dinheiro reservado para a Covid-19. A suspeita é que mais de R$ 700 mil tenham sido usados em outras áreas. A investigação deve ser encerrada em até dois meses. Até o final da semana, a Câmara deve definir o cargo de cada integrante na comissão.