As eleições municipais de 2020 permanecem confirmadas, apesar da imprevisibilidade que a pandemia provocada pelo coronavírus traz ao panorama político brasileiro. O cenário é medido minuciosamente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a hipótese de algum adiamento, mas, mesmo com as suposições, o prazo relativo à regularização dos eleitores está mantido. Quem precisa fazer a inscrição eleitoral, atualizar dados ou regularizar o cadastro tem até esta quarta-feira (6). O trabalho que sempre foi feito de forma presencial, até pela necessidade da coleta de dados biométricos, agora tem sido digital.

Imagem ilustrativa da imagem Eleitores têm até esta quarta-feira para regularizar cadastro

Segundo Willian Gallera Garcia, chefe de cartório da 146ª zona eleitoral, responsável por Londrina e Tamarana, a Justiça Eleitoral utiliza o método disponível para residentes no exterior para evitar a aglomeração de pessoas nos prédios públicos. O cidadão deve acessar o site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), que é o www.tre-pr.jus.br. “O atendimento é todo on-line. O eleitor vai preencher o requerimento com os dados e anexar documentos necessários de forma digital. Além disso, será necessário fazer uma selfie segurando um documento”, explicou Garcia. No primeiro momento, será dispensada a confirmação ou cadastro das digitais, mas é possível que os cidadãos possam ser convocados a comparecer presencialmente.

MUDANÇA

A biometria foi implantada em Londrina em 2013. À época, o município registrava aproximadamente 331 mil eleitores. Atualmente, conta com um total de, em média, 380 mil. Garcia avalia que os eleitores mantêm a situação cadastral de forma bastante regular. Atualmente, a média anual de atendimentos na cidade é de 20 mil. A novidade de permitir a atualização pela internet é uma medida emergencial e não tem garantia de ser mantida após o fim da pandemia da Covid-19. A alteração em definitivo depende de mudanças de regras nas leis. “Depende de um trabalho jurídico grande, mas, sem dúvidas, esse momento vai servir de testes e abrir um panorama de novas possibilidades”, conclui Garcia.