A pequena diferença de votos registrada durante as apurações em dois municípios da região Oeste resultou no protesto de milhares de eleitores. Ontem, eles denunciaram irregularidades e pediram à Justiça Eleitoral para que fossem realizadas novas eleições.
Em Santa Helena (100 km ao norte de Foz do Iguaçu), três mil pessoas participaram de uma passeata protestando contra supostas irregularidades e compras de votos que teriam resultado na reeleição do prefeito Silon Schimidt (PTB). Ele obteve apenas 61 votos a mais que o segundo colocado. Eles pediam o cancelamento da eleição e uma ‘‘investigação mais atuante da Justiça’’.
Em São Miguel do Iguaçu (45 quilômetros a nordeste de Foz), mais de 600 pessoas se concentraram em frente ao Fórum, pedindo ‘‘eleições limpas e sem abuso da máquina’’. Elas pediam recontagem de votos e a impugnação de urnas eletrônicas, devido a diferença de 146 votos entre o prefeito reeleito, Armando Luiz Polita (PMDB), e o candidato Luiz Elias Bongiollo (PTB).
Segundo o vereador eleito Albino Bissolotti (PFL), teria havido compra de votos e problemas em alguns equipamentos. Ele obteve a maior votação no município e pertence à coligação de Bongiollo.

mockup