Imagem ilustrativa da imagem Eleitorado paranaense cresce 6% em quatro anos
| Foto: Divulgação TRE Paraná

Se os 8,47 milhões de eleitores aptos a votar no Paraná nas eleições 2022 pudessem ser definidos em um perfil majoritário seriam representados por uma mulher, de 44 anos de idade, com ensino médio completo. Esse é um retrato médio do eleitor do Estado feito com base na atualização dos dados do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná.

O número de eleitores no Paraná cresceu 6% nos últimos quatro anos, saltando para 8.475.626 pessoas aptas a votar nas eleições gerais de outubro, ante os 7.971.083 eleitoras e eleitores habilitados em 2018. O anúncio com o perfil consolidado do eleitorado foi feito em coletiva de imprensa pelo presidente do TRE, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, nesta quarta-feira (13) em Curitiba com transmissão pelo Youtube.

As mulheres formam maioria do total do eleitorado paranaense, com 52,59%, contra 47,41% de homens. O eleitorado estadual tem, em sua maioria, entre 45 e 59 anos, com 2.186.246 pessoas nessa faixa etária. A média de idade no Estado é de 44 anos.

JUVENTUDE ENGAJADA

Outro destaque é a participação dos jovens no processo eleitoral. São mais de 118 mil jovens menores de 18 anos, que não são obrigados a votar, mas que tiraram o título para poder comparecer às urnas em outubro. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 310 mil jovens entre 16 e 17 anos no Paraná, ou seja, 36,41% das pessoas com essa idade tiraram o primeiro título no Estado. "Trabalhamos arduamente para a participação desses jovens. Fomos às escolas, usamos as redes sociais não habituais como o Tik Tok para alcançar esse público. Estamos nos comunicando com esses jovens, que serão o futuro do país, da importância de participação no processo eleitoral", destacou o presidente do TRE-PR.

A maioria do eleitorado paranaense tem o ensino médio completo (2.365.377 pessoas), seguida daquele com o ensino fundamental incompleto (1.947.763) e superior completo (1.195.646). Os analfabetos são mais de 200 mil moradores do Paraná. Solteiros representam 48% do eleitorado, enquanto casados são 42% do total.

DESAFIOS

image description
image description | Foto: Gustavo Pereira Padial

O presidente do TRE-PR ainda destacou os programas inseridos pela Justiça Eleitoral para combater as notícias falsas e para inclusão de outros públicos excluídos do processo eleitoral. "A Justiça Eleitoral do Paraná irá realizar eleições em hospitais e instituições de longa permanência para garantir a participação de idosos e pessoas hospitalizadas. É a nossa missão e nosso dever, continuaremos com esse trabalho de empatia e é essa interlocução que nós queremos."

Sobre as fake news, Moura destacou programas de checagem de informações como o Gralha Confere, do TRE, que ajudam a checar mensagens publicadas nas redes sociais. "A desinformação é uma ofensa à democracia. Temos instrumentos à disposição da sociedade para combatê-la para que o eleitor não seja em hipótese alguma manipulado."

COLÉGIOS ELEITORAIS

Curitiba é a cidade com maior eleitorado, com 1.413.413 pessoas, seguida por Londrina - que é o segundo maior colégio eleitoral do Paraná -, com 393.687 eleitores habilitados. Maringá aparece em terceiro, com 294.583 eleitores, e na sequência vêm Ponta Grossa (251.970) e Cascavel (233.753). Já o Colégio Anglo Americano, em Foz do Iguaçu (oeste), é o local de votação com o maior número de eleitoras e eleitores do Estado, com 13.889 pessoas cadastradas.

Além do presidente da República, os paranaenses irão escolher o próximo governador do Estado, um senador, além dos 30 deputados federais da bancada na Câmara de Deputados e 54 deputados estaduais para ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, se houver necessidade, será no dia 30 de outubro.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.