Eleitor desperdiça menos votos nesta eleição
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de outubro de 2002
Denise Angelo<br>Equipe da Folha 
Curitiba O número de abstenções, votos brancos e nulos nessas eleições ficou abaixo da média histórica registrada no Paraná. Enquanto as abstenções em 1998 chegaram a 21,12%, nesse ano caíram para 16,18%. Foram 1.078.228 eleitores que não compareceram às urnas. Já os votos brancos chegaram a 219.532 e os nulos totalizaram 219.167.
Somando abstenções, brancos e nulos para governador em 1998, o índice de votos desperdiçados somou 43.82%. Para senador, os votos perdidos na eleição passada foram em volume ainda maior, chegando a 43,91%. Mas este ano o eleitor se mostrou mais consciente sobre a importância do seu voto. Abstenções, brancos e nulos para governador caíram 19,83%, comparados com 1998, e ficaram em 24,03%. Para senador, a somatória chegou a 33,50%, mas ainda assim foi 10,41% menor que a registrada na eleição anterior.
Para o professor de história da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Marco Aurélio Monteiro Pereira, o número de brancos e nulos para senador foi consequência da falta de domínio do eleitor sobre a urna eletrônica.


