ELEIÇÕES 2012 - Partidos dão largada à corrida pela Prefeitura de Londrina
Os partidos políticos têm prazo até o próximo dia 30 para definir os candidatos a prefeito e vereador nos 5.564 municípios brasileiros. No Paraná, serão eleitos prefeitos e vereadores em 399 cidades. Em Londrina, pelos menos 11 siglas já anunciaram intenção de indicar candidato para disputar a cadeira de prefeito nas eleições de outubro.
Segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as legendas têm entre 10 e 30 de junho para realizar as convenções que vão apontar como estarão coligadas e quais candidatos vão representá-las nas disputas pelas prefeituras e pelas câmaras de vereadores. Até lá, fica aberto o espaço para intensas negociações, que podem retirar alguns nomes da cena ou trazer novos candidatos para a majoritária.
A maioria dos partidos políticos de Londrina vai deixar para o final do mês a definição sobre as coligações para as eleições.
PSDB e PV afirmaram que pode haver um bate-chapa interno para o lançamento da candidatura.
O PSD deve tem como pré-candidato o empresário Alexandre Kireeff.
O PDT deverá lançar o prefeito Barbosa Neto como candidato à reeleição.
No PMDB, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida é o pré-candidato.
O PP definiu como pré-candidato o vereador Marcelo Belinati.
O PT homologou a ex-ministra Márcia Lopes como pré-candidata.
O PPS, que tem como pré-candidato o médico Tercílio Turini, anunciou no última sábado a formação de um bloco com PTB-PSC para as eleições.
O pré-candidato do PSOL é o servidor municipal Valmor Venturini, que contará com o apoio de PSTU e PCB.
● Funcionário público do Poder Executivo municipal, que exerce seu cargo em função de uma legislatura (mandato), sendo para tanto eleito a cada quatro anos, podendo ser reeleito por mais 4 anos (segundo mandato)
● Uma coligação política é um pacto entre dois ou mais partidos políticos, normalmente de ideias afins, para governar um país, uma região ou outra entidade administrativa
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





