A partir da próxima quinta-feira, a Vara Federal Criminal de Londrina estará sob o comando do juiz Eduardo Fernando Appio. O juiz, que atua na 2 Vara do Juizado Especial Federal Cível, foi removido por decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4 Região. A titular da Vara Érika Giovanini Reupke foi transferida em janeiro para Brusque (SC), e há três meses Roberto Lima Santos, atuava como juiz substituto.
Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e atuando atualmente na área previdenciária, Appio disse estar à vontade em retornar à área criminal. ''A matéria criminal sempre foi a minha matéria. Fui promotor durante três anos no Paraná, juiz no Rio Grande do Sul e me sinto bastante à vontade, tranquilo para trabalhar nesta área'', assegurou.
Hoje, a Vara Federal Criminal de Londrina tem cerca de 2,4 mil processos em tramitação, a maioria por descaminho (contrabando) e sonegação de impostos, considerados crimes de menor potencial ofensivo. Para agilizar a tramitação dos processos o que demora em média um ano e meio Appio deverá implementar a gravação das audiências em DVD. ''A gente pretende dar rapidez aos processos e evitar, a todo custo, as prescrições. A gravação em DVD otimiza bastante, não precisamos fazer as digitações, degravações. É uma ferramenta nova que torna bem mais rápido o serviço, possibilita que as partes tenham acesso a tudo o que foi dito durante as audiências com mais fidelidade. Entre o que se ouve e o que se escreve pode ter uma diferença muito grande'', justificou.
Atualmente, apenas oito réus estão presos provisoriamente na carceragem da Polícia Federal (PF) por determinação da Justiça Federal.