"Um dia histórico." Assim o prefeito Marcelo Belinati definiu a sexta-feira (7), data em que a CCR Aeroportos anunciou a lideranças políticas e empresariais de Londrina e região a relação de investimentos que serão realizados no terminal Governador José Richa.

A conclusão do projeto de melhoria da infraestrutura do aeroporto foi apresentada a Belinati e ao GT (Grupo de Trabalho) formado por entidades da sociedade civil organizada, deputados e empresários na manhã desta sexta-feira.

Os principais anúncios foram em relação ao aumento da cabeceira da pista do terminal e a implantação do sistema de ILS - categoria 1, que é o instrumento que auxilia os pilotos em condições meteorológicas adversas nos procedimentos de pousos.

Dez tópicos de investimentos foram elencados pela CCR, como reforma e ampliação do terminal de passageiros, implantação de dois pontos de embarque e desembarque, construção de novo pátio de aeronaves, adequação do acesso de aeronave no hangar existente e adequação normativa da largura das pistas de táxi existentes. O terminal de passageiros sairá de 5.800 m² para 8.000 m², ampliação que representará conforto para os usuários de um terminal que atende muitos municípios do Norte do Paraná e cidades do vizinho estado de São Paulo.

A concessionária pretende dar início às obras em 2023 com prazo de execução de 18 meses ou prazo de entrega em outubro de 2024. O investimento total será de R$ 98 milhões.

Há pelo menos 30 anos Londrina espera por melhorias na infraestrutura do seu aeroporto, como a instalação do ILS. Essas obras e os novos equipamentos não representam apenas conforto para os usuários ou a possibilidade de viajar em dias de mau tempo. Trata-se, principalmente, do desenvolvimento econômico de toda uma região, pois a falta de infraestrutura em mobilidade dificulta a atração de investimento e competitividade. Por isso, 7 de outubro é, sim, um dia histórico para Londrina e para o Norte do Paraná.

Obrigado por ler a FOLHA!