'É hora de convencer eleitores em dúvida'
Os últimos dias de qualquer campanha eleitoral mexem com os ânimos de candidatos e eleitores. A busca pelo voto se intensifica e os indecisos começam a prestar mais atenção nas propostas e discursos dos postulantes aos cargos. Na opinião de Ricardo Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná, agora é hora para que os candidatos convençam os eleitores que ainda estão em dúvida em quem votar.
''A reta final é importante para garantir o que as pesquisas estão apontando. O volume da campanha aumenta, é normal. É nessa etapa que todo potencial deve ser usado para convencer os eleitores e segurar o voto dos já decididos.'' Segundo Oliveira, porém, esse número geralmente não muda uma eleição. ''Os votos conquistados nessa etapa, geralmente, se dividem igualmente entre os candidatos e, portanto, não mudam o resultado do pleito'', explica.
Em relação às pesquisas para o governo do Estado, o professor analisa que o candidato do PSDB, Beto Richa, tem a vantagem de ter sido um bom prefeito para Curitiba. Já Osmar Dias (PDT) está tentando ressaltar a novidade e o apoio do presidente Lula. ''A eleição tem apenas dois campos, tanto no âmbito federal, como no estadual. E agora, além da possibilidade de não existir segundo turno para a Presidência, é provável que não exista para governo do Estado.'' E ainda conclui. ''Não é bom nem ruim, mas é uma tendência. As pesquisas costumam acertar os resultados das eleições.'' (P.B.O.)





