A Coligação Frente Popular (FP), que disputa o governo do Rio Grande do Sul com a candidatura de Olívio Dutra (PT), ingressaria ontem com uma ação e hoje com outra, na Coordenação de Propaganda da Justiça Eleitoral gaúcha, reivindicando pedidos de resposta contra o jornal ‘‘Zero Hora’’ de Porto Alegre. Apoiada em pesquisa própria, a primeira ação contestará a interpretação dada pelo diário no domingo à apuração de intenção de voto realizada pelo Ibope. A outra questiona a afirmação feita pelo jornal, a partir de levantamento do instituto Datafolha, de que a eleição seria vencida no primeiro turno pelo governador Antônio Britto (PMDB).
Na divulgação da pesquisa do Ibope, que dá 48% das intenções de voto para Britto e 29% para Olívio, ZH destacou uma ‘‘virada’’ em Porto Alegre, administrada há três gestões pelo PT e onde o candidato do partido foi prefeito de 1989 a 1992. De acordo com a abertura do levantamento, que ouviu 2 mil pessoas em todo o Estado, Britto teria passado de 27% antes do início da propaganda eleitoral gratuita para 44%.
De acordo com a advogada da Frente, Maritânia Dallagnol, a amostragem não seria suficiente para o diário abrir os dados específicos da capital. ‘‘O jornal criou um fato político importantíssimo dentro da pesquisa, com prejuízo sério para a Frente Popular, já que Olívio Dutra recebe votos no interior do Estado em função da fama da administração do PT em Porto Alegre’’, afirma.
Já a ação em relação à pesquisa do Datafolha, que dá 46% para Britto e 35% para Olívio, vai contestar a afirmação feita pelo jornal, na capa da edição de anteontem, de que o ‘‘resultado daria a Britto vitória no primeiro turno’’. Segundo a advogada, o próprio jornal ‘‘Folha de S. Paulo’’, que mantém o instituto, aponta para o segundo turno no Estado.

mockup