O médico Marcondes Araújo (PL), o Dr. Marcondes, foi eleito neste domingo (11) prefeito do município de Munhoz de Mello, no noroeste do Paraná, em eleição municipal complementar. O candidato somou 1.535 votos ou 55,22% dos votos válidos, segundo apuração final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O vice eleito é Bruno Araújo.

Imagem ilustrativa da imagem Dr. Marcondes é eleito prefeito de Munhoz de Mello
| Foto: iStock

O segundo colocado foi o agricultor Áureo Gomes (DEM), que obteve 1.245, ou 44,78% do total de votos. Gomes formava chapa com o candidato a vice, Riva. A eleição foi realizada em dois locais de votação e todas as medidas de higiene e segurança em razão da pandemia do novo coronavírus foram tomadas, de acordo com o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral).

"A população mostrou que deseja renovação e isso vai acontecer. Nunca fui político, mas sempre gostei da política e acredito que a política séria muda a vida das pessoas e é esse o meu objetivo", afirmou Dr. Marcondes, que havia sido eleito vice-prefeito na eleição do ano passado na chapa de Gilmar José Benkendorf da Silva (MDB).

A eleição complementar foi convocada porque o TRE indeferiu o registro de Gilmar da Silva, eleito com mais de 50% dos votos, por não ter efetuado o afastamento dos cargos que acumulava no Poder Executivo no período estipulado pela legislação. Desde então, o presidente da Câmara Municipal , Ronaldo Sarri (MDB), ocupa o cargo interinamente.

O pleito teve a participação de 2.830 eleitores, dos quais 17 (0,60%) votaram em branco e outros 33 (1,17%) anularam os votos. O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, ressaltou o sucesso da eleição, o cumprimento das medidas de higiene e a grande participação do eleitorado.

"Perto de 85% dos eleitores compareceram as urnas e isso é um motivo de orgulho porque quem vence é a cidadania e a população, que demonstrou que tinha interesse em escolher um novo prefeito", frisou o desembargador, que acompanhou pessoalmente a eleição. A posse do novo prefeito eleito será no dia 30 de abril.

Atualizada às 18h40.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link